31 de janeiro de 2008

Saudades...

Nos próximos dias surgirão várias postagens com este tema. Não reclamem; é a vida.

Uma das coisas que sinto falta -- apesar de ecologicamente incorreta -- é uma banheira. Com muita espuma e água entre morna e quente.

E depois de tomar um banho, dá um sono... Ainda mais depois de mais de 24 h sem dormir direito!


Comparações

Após meu retorno, para mim é inevitável fazer certas comparações. Abaixo algumas delas:

1) É estranho sair de casa às 19:35 h e ver o dia claro. Como já comentei antes, na Rússia, nesta época do ano, o sol se põe por volta das 16:30 h.

2) É estranho reacostumar com o teclado em português.

3) É estranho comprar lasanha e, após 10 min de caminhada, chegar em casa e ver que ela já começou a descongelar.

4) É estranho comprar uma garrafa de suco gelado e, após 10 min de caminhada, chegar em casa e ver que o suco não está mais frio do que quando você o comprou.

5) É estranho chegar ao aeroporto morrendo de calor e ver algumas (ou várias?) pessoas com alguns casacos -- ainda que finos, eram casacos de manga comprida.

6) É estranho ouvir todo mundo em português! (Não riam, mas é verdade.)

Quando digo que estas coisas são estranhas, não quero dizer, de forma alguma, que são ruins. Apenas que são diferentes do que eu já estava acostumado.


Cheguei

Só queria dizer isso.


30 de janeiro de 2008

Cada louco com suas manias

Como todos devem saber, esta sera a ultima postagem em um computador antes de eu voltar. Daqui 10 min saio de casa e vou pro aeroporto :(

Queria escrever mais, mas nao deu. Como falei ontem, hoje de manha fui concretizar minha terceira "tradicao" quando venho aqui. E deu tudo certo. Alias, melhor do que eu imaginei. Depois escrevo.

Termino dizendo que cada pessoa tem sua loucura especifica. Refiro-me especificamente as conversas: alguns conversam com o telefone (e nao ao telefone), outros com o computador, outros com o cachorro, outros com o carro...

Eu converso com predios.


:(

Estava ate agora arrumando a mala. Ou melhor, as malas, ja que parece que estou voltando com mais coisa do que vim.

Agora vou ver meus e-mails e em seguida dormir. Amanha de manha preciso, sem falta, concretizar minha terceira "tradicao". So assim poderei voltar com a consciencia tranquila (se e que posso falar assim...).


29 de janeiro de 2008

O dia

O dia de hoje foi tranquilo. De manha fui a determinado lugar concretizar uma segunda "tradicao" que tenho (a primeira e visitar a Praca Vermelha no primeiro dia que chego a Moscou). Em seguida encontrei-me com o Alexei e fomos fazer mais compras (presentes e mais presentes dele pra eu levar pro Brasil). Depois disso encontrei-me com uma amiga minha e fomos ao museu do Rerikh (ou, como alguns preferem, Roerich). Torrei toda a grana russa que ainda tinha por la. Mamae vai ficar feliz :P

Para alem disso, o dia hoje serviu pra eu me testar. Nao vou dar mais detalhes agora, pois ja esta tarde e quero dormir, mas basta apenas dizer que eu passei raspando no meu teste...


28 de janeiro de 2008

Compras

Hoje foi um dia so de compras pra mim. Lembrancas e mais lembrancas pro povo. Nem vou dizer quanto eu gastei pra minha irma nao brigar comigo...

Para alem das compras, revi algumas pessoas que nao havia visto antes, almocamos juntos, conversamos bastante...

Um dia tranquilo, sem grandes emocoes como os anteriores. Mas nem por isso ruim.

Depois escrevo mais. Estou sem inspiracao agora. Alem disso, uma banheira cheia de espuma me espera...


Novas fotos

Como todos poderao ver abaixo, coloquei algumas fotos tiradas nos ultimos dias... Espero que aproveitem!

O fim esta proximo... :(


Novgorod, uma das cidades mais antigas da Russia (II)

"Novgorod" em russo

Lenin, imponente ainda hoje em toda a Russia

Kremlin de Novgorod (nao e so em Moscou que ha Kremlin. Na verdade, a palavra significa "fortaleza", e se refere as antigas fortificacoes feitas em praticamente todas as cidades russas)

Igreja construida em 1275

Igreja construida em 1113

Catedral construida em 1044

Catedral de Santa Sofia, no centro do Kremlin de Novgorod, construida em 1044


Novgorod, uma das cidades mais antigas da Russia (I)

Obs.: Todas as igrejas abaixo foram construidas entre 1150 e 1300.

Antigo centro comercial de Novgorod, que fez com que a cidade tivesse fortes contatos comerciais com a Liga Hanseatica durante os seculos XII e XIII

Igreja

Igreja

Igreja

Documento no qual Ivan III ordena que Moscou ataque Novgorod para conquista-la (ver mais sobre este assunto em meu outro blog)

Documento no qual Ivan III ordena que o sino de Novgorod seja removido para Moscou (ver mais sobre este assunto em meu outro blog)


Viva a Revolucao! (Ou nem tanto...)

A joia da coroa: o predio do Museu de Historia Politica da Russia

Estacao Finlandia: local em que Lenin chegou em um trem lacrado vindo da Alemanha para agitar a Russia

Escritorio no qual Lenin escreveu as "Teses de Abril"

Deste balcao o homem agitava as massas

Deste couracado ("Aurora") saiu o tiro que sinalizava o inicio da Revolucao de Outubro de 1917

Trecho de uma redacao de um garoto de 7 anos falando mal do Partido Comunista da Uniao Sovietica. Por causa deste texto toda a familia foi assassinada (o regime nao permitia oposicao).

Lista daqueles que Stalin achava que deviam ser "suprimidos" (para bom entendedor meia palavra basta)


Fotos diversas

Todos conhecem este carro, e claro!

Mas... Com este nome? :P

A traducao do restante fica por conta de voces...


Sao Petersburgo em geral

Catedral construida no lugar em que o czar Alexandre II foi assassinado com uma bomba em 1881

Uma das pinturas no Museu Russo

Teto de um dos saloes do Museu Russo

Outro salao do Museu Russo

Monumento a Pushkin; ao fundo, Museu Russo

Novamente a Catedral, mas a noite... Quase uma copia da Catedral de Sao Basilio, em Moscou. Ah, se o povo de Sao Petersburgo ler isto... :P


27 de janeiro de 2008

Bloqueio a Leningrado

Como falei em outra postagem, hoje, dia 27 de janeiro, comemoram-se os 64 anos do fim do bloqueio a Leningrado (na outra postagem havia feito conta errada e dito 65 anos). Pra quem nao sabe do que se trata, sugiro visitar este site (em ingles). Cuidado com a versao em portugues: esta com muitos erros historicos. Abaixo algumas fotos.

Em determinada ocasiao, Shostakovich, compositor russo, continuou tocando uma de suas sinfonias mesmo durante um bombardeio alemao a cidade de Leningrado.

Este e um monumento/museu criado em homenagem aos 900 dias em que a cidade ficou bloqueada pelos alemaes. Na inscricao le-se "Para aqueles que cairam pela sua Leningrado".


Fotos da Praca do Palacio

Abaixo duas fotos da Praca do Palacio, em Sao Petersburgo (vista do Hermitage). Foi nesta praca que aconteceu, em 1905, o "Domingo Sangrento" -- meus alunos do semestre passado que viram o filme "Dr. Jivago" saberao do que estou falando :)

E, para aqueles que nao sabem, abaixo um pequeno texto copiado da Wikipedia e com algumas poucas alteracoes:

No domingo do dia 22 de Janeiro de 1905 (9 de janeiro, segundo o calendário seguido pela Rússia na época), foi organizada uma manifestação pacífica e em marcha lenta com aproximadamente 200 mil pessoas. Liderada pelo padre ortodoxo e membro da Okrana, Gregori Gapone, com destino ao Palácio de Inverno do czar Nicolau II [hoje Museu Hermitage], em São Petersburgo, o objetivo da manifestação era entregar uma petição, assinada por cerca de 135 mil trabalhadores, reivindicando direitos ao povo, como reforma agrária, tolerância religiosa, fim da censura e a presença de representantes do povo no governo. Segundo algumas fontes, durante a caminhada eram cantadas músicas religiosas, e também a canção nacional “Deus Salve o Czar”.

Sergei Alexandrovitch, grão-duque, ordenou que a guarda do czar não permitisse que o povo se aproximasse do palácio, e mandou-os dispersarem a manifestação. O povo não se mexeu. Então a guarda, ao ver que não seria obedecida, disparou contra a multidão. A manifestação rapidamente se dispersou, deixando centenas de mortos.

Este episódio ficou conhecido como o "Domingo Sangrento" e foi o estopim para o início de um movimento revolucionário -- a Revolução de 1905. O povo estava indignado com a atitude do czar, que até então era visto com bons olhos.



... E claro que, a epoca, nao havia esta pista de patinacao! :P


Fotos do Hermitage

Escadaria principal do Museu Hermitage

Um dos saloes do Hermitage

Outro salao

Outro salao

Uma obra de Leonardo Da Vinci

Uma obra de Rafael

Uma mumia egipcia (como se ve a esquerda, nao era permitido tirar fotos, mas todo brasileiro da um jeitinho...)


26 de janeiro de 2008

Tudo de bom

Mais um dia muito bom. Saí do albergue às 8:45 h da manhã e voltei apenas às 18:30 h.

A cidade é menor do que imaginei. Claro que eu não vi a cidade inteira, mas deu pra ver muitas e muitas igrejas, a maioria delas construída entre os séculos XI e XV. Pra mim foi emocionante estar naqueles mesmos lugares sobre os quais li e escrevi desde que comecei a me interessar pela história cultural da Rússia.

Excelente foi também a minha visita ao Museu da História da Cidade de Novgorod. Aconteceu a mesma coisa que antes: vi todos os originais dos documentos dos quais já li traduções e análises e sobre os quais também já escrevi bastante. Em resumo, o dia foi muito bom.

Agora são 22:30 h e estou no trem voltando pra Moscou. E, enquanto olho pela janela, vejo a neve e relembro vários dos momentos vividos nesta viagem, começo a sentir uma certa melancolia, uma certa tristeza, um sentimento que não consigo definir muito bem... Por saber que estes são meus últimos dias por aqui...

...Pelo menos desta vez...


--- 
Enviado usando um telefone celular Sony Ericsson

25 de janeiro de 2008

Outro dia maravilhoso

Pois é, meu povo. O dia de hoje foi novamente maravilhoso.

Programei-me para sair do albergue cedo, pois como havia dito ontem, hoje iria novamente ao Museu de História Política da Rússia. Minha idéia era ir lá cedo, depois visitar o anexo do Museu e depois visitar um monastério que parece-me ser bem interessante.

Sendo assim, às 10:10 da manhã lá estava eu entrando no Museu; fui o primeiro visitante do dia. Entrei de graça, pois tinha falado com a diretora do Museu na 4a -- eu não havia visto toda a exposição -- e ela me deixou entrar sem pagar. Fui direto pra sala na qual haveria a exposição sobre o bloqueio de Leningrado, mas a mesma só abriria às 15 h. Frustração. Então fiquei por ali analisando uns documentos.

A responsável pela sala -- que foi com a minha cara na 4a e que tinha me incentivado a voltar hoje ao Museu pra ver a exposição -- deu um jeitinho e conseguiu que eu visse a exposição antes mesmo dela ser aberta. Melhor ainda: com um dos guias oficiais do Museu. E aí a alegria começou.

O guia foi me falando sobre o que estava na exposição e eu comecei a enche-lo de perguntas. Isso deixou o cara surpreso -- como podia um brasileiro querer saber da Rússia? -- e ao mesmo tempo feliz -- ele toda hora agradecia por poder expor o que sabe (e eu que tinha de agradecer...).

Quando saímos da exposição, o guia estava tão empolgado que resolveu visitar o Museu inteiro comigo, explicando tudo -- e de graça! Resultado: tive um guia particular durante 4 h que me explicou todo o acervo do Museu -- o que eu já tinha visto e o que eu ainda não tinha visto. Pra mim foi simplesmente maravilhoso. Ao final quis pegar o nome e endereço dele pra mandar uma lembranca ou um cartão do Brasil, mas ele não quis: disse-me que o melhor presente foi ver minha empolgação e interesse pela história do país dele -- interesse que, segundo ele, a maioria dos jovens russos não tem.

Depois dessa visita orientada ainda fiquei no Museu tirando foto de alguns documentos que me serão úteis na tese do doutorado. Resultado: saí do Museu às 15:40 h e corri pro albergue, pra poder pegar minhas coisas. De lá fui pra estação ferroviária e peguei o trem pra Novgorod, onde estou agora. E aqui já tive algumas alegrias: ainda que eu tenha chegado à noite, já vi 6 igrejas diferentes (por fora, claro) e já vi as muralhas do Kremlin da cidade -- o mais antigo da Rússia, construído em 1044, se não me falha a memória. Aliás, a própria cidade é uma das mais antigas da Rússia: considera-se que foi fundada no ano de 862 (saibam um pouquinho mais sobre a cidade lendo a série sobre formação do estado russo no meu outro blog).

Assim, parece que o dia de amanhã promete... Enquanto isso, o povo se diverte ainda em São Petersburgo, visitando apenas lugares turísticos... Nada contra, mas fazer este tour sozinho e em lugares não-turísticos pra mim é bem melhor! Até porque pra mim é interessante estar no mesmo lugar que outro cara -- sobre o qual eu apenas li -- esteve há 500, 800, mil anos. Como hoje: estive no mesmo lugar a partir do qual o Lenin agitou o povo pra Revolução Russa. Pra mim isso é demais! :-D


--- 
Enviado usando um telefone celular Sony Ericsson

24 de janeiro de 2008

O dia!

Ola a todos!

Bom, rapidamente por aqui pra descrever os dias de ontem e de hoje.

Falei rapidamente o que fiz ontem: fui ao Museu de Historia Politica da Russia. Mas, alem disso, andei pela cidade por mais de 4 horas seguidas. Nao faco a minima ideia de quantos quilometros foram, mas voces podem imaginar que foi muito -- porque so parei de andar depois destas 4 horas, disso tenho certeza. Meus joelhos foram pras cucuias (agora o joelho esquerdo esta doendo tambem). Ate porque depois de andar fui ao Museu, como ja falei. E a noite ainda vim para o cyber-cafe no qual estou agora. E perto de onde estou ficando (10 min a pe), mas 10 min pra vir, 10 min pra voltar... Caminhadas pra la e pra ca.

Hoje o dia foi novamente de museus. Visitei 3 museus -- e, felizmente, todos eles foram bem visitados. Primeiro foi a visita ao Monumento aos Defensores da Cidade de Leningrado -- um museu que mostra um pouco do que os moradores da cidade passaram durante 900 dias, entre 1941 e 1943, enquanto o Hitler tentava, a todo custo, invadir a cidade (vejam o filme "Circulo de Fogo", que se passa nessa epoca). O Monumento conta como foi enviada comida durante o inverno a cidade durante o bloqueio que o Hitler fez -- pois no verao, sem comida, as pessoas tiveram de se virar comendo grama, papelao e ate umas as outras. Um negocio horrivel.

Depois disso, fui ao Museu Russo -- o nome e so este mesmo. Com obras apenas de artistas russos, ele e uma versao menor do Hermitage -- mas tao boa quanto (nao e a toa que fiquei la das 10:30 h as 15:30 h). Muitas e muitas obras interessantes, que valeram a pena ser vistas -- nao so pelas obras em si mas, principalmente, pela minha tese de doutorado. Voces nao imaginam quantos elementos historicos podem ser obtidos apenas se olhando pra um quadro... Pra voces terem uma ideia, cliquem
aqui e imaginem este quadro com o tamanho de uns 10 m de comprimento por uns 4 ou 5 de largura... O quadro demorou 20 anos pra ser pintado.
Por fim, fui ao Museu Etnografico -- mais interessante do que o nome diz. O Museu fala do processo de "conquista" que a Russia "original" (vejam no meu outro blog o que isso quer dizer) empreendeu em relacao aos demais povos que hoje compoem o pais. Bastante interessante e tambem bastante util pra minha tese do doutorado -- ainda que, infelizmente, nao haja nenhum livrinho informativo sobre o Museu, o que e muito ruim.
Em todo o caso, o dia de hoje, assim como o de ontem, foi interessantissimo. Ainda que no primeiro dia eu tenha ido ao Hermitage -- e como meu amigo Lele disse, "so quem foi la sabe do que estou falando" --, ontem e hoje foram dias mais interessantes porque vi coisas novas (sem desmerecer o novo que vi no Hermitage, e claro -- alias, o Hermitage nunca pode ser desmerecido, hehehe).
E amanha? De manha vou novamente ao Museu de Historia Politica da Russia ver uma nova exposicao sobre os 65 anos do fim do bloqueio a cidade, durante a Segunda Guerra Mundial. Depois disso vou a um anexo deste Museu, no qual ha muito mais documentos. Pretendo tambem ir ao Museu da Cidade de Sao Petersburgo, e a noite vou para Novgorod -- uma das cidades mais antigas da Russia. Depois disso, no domingo volto pra Moscou, logal no qual novas "atracoes" me aguardam...

23 de janeiro de 2008

Rapidinho

Postando rapidinho só pra dizer que hoje fui ao "Museu de História Política da Rússia". Preciso detalhar o sorriso no meu rosto após visitar tal museu?

Pra terminar, uma fotinha simples com propaganda do melhor carro do mundo.



22 de janeiro de 2008

Na correria 2

De novo na correria! E na canseira. Depois de uma viagem de 8 horas de trem em uma noite mal dormida, na qual algumas coisas aconteceram (a mais chamativa sendo um cara de uns 90 kg despencando do beliche direto pro chao as 3 h da manha), passei o dia inteiro no Museu Hermitage -- das 10:30 h da manha ate 5 min atras (17:25 h agora). Morrendo de cansaco, mas valeu a pena! Depois escrevo mais.

21 de janeiro de 2008

Na correria

Ola meu povo!
Por aqui estou na correria porque hoje a noite vou para Sao Petersburgo. Devo voltar para Moscou no sabado. Nao sei como sera internet por la, mas sinceramente nao pretendo usar muito :P
Em todo caso, tentarei mante-los informados sobre tudo que esta acontecendo por aqui.

20 de janeiro de 2008

Finalmente!

Neve! Neve! Neve! Neve em Moscou! Nevou a noite inteira, e continua nevando, e o chao esta todo branquinho novamente. Finalmente a cidade esta bonita.

Vou ver se tiro umas fotos e publico aqui mais tarde.


Fotos do metro (VIII)

Esta nao e estacao nova, mas tem historia... Ja contada aqui no blog :)


Fotos do metro (VII)

Mais nomes...

Mais aco e marmore...

Interior da estacao.


Fotos do metro (VI)

Mais um nome pra voces lerem.

Escadas rolante...

Entrada da estacao.

Interior da estacao: mais marmore, aco e gesso.

Interior da estacao.