8 de janeiro de 2007

Ausência

Não, eu não estive ausente. Não muito! Na verdade, não desisti do blog. Apenas estive sem muito acesso à net nesse fim de semana. Além disso, não tive também muita inspiração pra escrever, o que pode ser visto no meu fotolog. De todo jeito, aqui estou eu novamente, relativamente rápido porque já são 20:55 h e eu ainda tenho de buscar meu sobrinho na casa do namorado da minha irmã (e também buscar minha irmã lá, é claro).

Estava eu meio ansioso pra receber certas notícias, certas mensagens... Mas acabei não recebendo. Como sou relativamente ansioso, é fods... Fico pensando em ter falado besteira e ter afastado a pessoa... Ou será que é só falta de tempo mesmo? Essa relativa dúvida me incomoda um pouco. Gosto das coisas bem claras, e não de joguinhos... Não que isso seja um jogo, de forma alguma, mas eu gosto de saber que realmente tô indo pro lado certo. Ah, sei lá, vou parar de escrever sobre esse assunto porque estou meio confuso sobre o mesmo e, como é possível perceber, o texto aqui também está saindo confuso.

O importante é que hoje terminei de ler o livro sobre a Rússia, sobre o qual falei poucas palavras num outro tópico antigo. Era pra ter terminado ontem, mas como no sábado fui dormir tarde (ou seria cedo?), acabei ficando morrendo de sono ontem (por isso não vim aqui) e não li nada ontem. Hoje li as últimas 65 páginas do livro. Além de terminar a leitura dele, já separei as citações que vou colocar no meu projeto de doutorado. É pouca coisa, porque meu projeto tem de ter no máximo 20 páginas e ele já tá com 21, isso sem essas citações que pretendo colocar... É uma dificuldade que tenho, escrever pouco! Só sei escrever muito, e isso às vezes é meio prejudicial pra mim. Mas eu adoro do mesmo jeito!

Voltando ao que importa, o livro é excelente (pra mim, é claro. Para os "normais" que estão aqui vendo meu blog, nem tanto... Apesar de que quem lê meu blog não é muito "normal" não), pois traz muitas informações sobre o que eu pretendo estudar no meu doutorado. Tenho a certeza absoluta de que, apesar de ser de um autor que eu não gosto muito, irei utilizar bastante esse livro. O único porém fica por conta das entrelinhas: como todo autor não-russo (e, especificamente, como todo autor extremamente liberal), ele fala mal da Rússia o tempo todo. Não diretamente (a não ser em algumas partes bem específicas), mas é o tipo de autor que trabalha da seguinte maneira: aquilo que a Rússia fez de bom/correto ele narra; o que a Rússia fez de ruim/incorreto ele narra, critica, ressalta, reafirma e chega a conclusões do tipo "os russos são mesmo atrasados". Tá certo que a primeira edição do livro foi lançado em 1975 (eu li a segunda edição, de 1993), e que nesse período havia a Guerra Fria, e que, apesra de não ter sido no auge da Guerra Fria, a ideologia anti-comunista ainda estava forte nos EUA e no Reino Unido... Etc, etc, etc. Mas para quem conhece um pouco a história da Rússia (chamem-me de exibido, eu sei mesmo), é meio cansativo ficar lendo esse tipo de coisa. De todo jeito, abstraindo tais considerações, o livro é muito bom mesmo em termos de conteúdo.



Além disso, o livro serviu pra outra coisa também: obtenção de referências bibliográficas. Como todo pesquisador/cientista (sim, eu me considero como tal), li todas as notas e as referências bibliográficas do livro. E, para minha alegria geral, encontrei mais 19 livros que pretendo ler durante meu doutorado (sem exclusão de outros que eu encontre no futuro, é claro). Desses 19 livros, 5 são em inglês, e os outros 14 são em russo mesmo. No início vai ser complicado, porque meu russo atual tá meio capenga (eu acho, apesar de minha professora dizer que não), e suponho que terei certa dificuldade pra ler os livros... E mais dificuldade ainda pra comprá-los, hehehehe! Mas esse é outro assunto que ficará pro futuro. O que importa é que é devido a tal fato (a abundância de livros em russo) que eu estabeleci uma das novidades em 2007: aconteça o que acontecer, vou estudar russo com mais afinco pra chegar em dezembro desse ano dando conta de ler os livros usando o dicionário pra apenas 10% das palavras. Hoje acho que preciso de dicionário pra uns 60% ou 70% das palavras (depende do texto), e por causa disso perco muito tempo. Vou aprender russo de qualquer maneira nesse ano! Não quero mais ficar só nas aulinhas pra falar e coisa e tal não, quero chegar ao nível avançado ainda nesse ano. Essa é uma das minhas três metas nesse ano de 2007 (quando chegar o momento oportuno, posso até falar sobre as outras duas).



Bom, acho que é isso. Pra quem tava sem inspiração há 15 min atrás (são 21:11 h agora), até que escrevi bastante. É que é só eu começar a falar da Rùssia que me empolgo! Não tem jeito: adoro aquele lugar. Posso ir lá mil vezes que vou querer ir de novo. Já fui 5 vezes, nesse ano com certeza irei pela sexta vez... E no ano que vem, se tudo der certo, vou levar minha progenitora lá, para fazermos um certo "roteiro espiritual" pela Rússia com a "véia". Não sei se vai dar certo essa viagem do ano que vem, até porque ela teria de ser feita no meio do ano e, nesse período, eu tenho pouco tempo de férias. De todo jeito, vamos ver o que acontecerá! De qualquer jeito, a viagem de dezembro desse ano está mais que confirmada (isso se uma amiga minha não for pra Alemanha, porque se ela for eu até vou pra Rùssia, mas não vou ficar muito tempo por lá porque quero acompanhá-la pela Alemanha).

No mais é isso então. Acho que por hoje é só! Boa semana a todos que lerem essas singelas linhas.

Um comentário:

Anônimo disse...

Tu é metido mesmo heim, Jesus!
Mas ta certo sabe que é um excelente profissional/cientista/pesquisador :P e sabe que eu te adimiro muitão :)! Continue assim apenas "baixa mais a bola" kkkk

Beijocas!