1 de fevereiro de 2007

Agora não tem mais desculpa

Maioria (indireta e simples) no Senado, com 20 senadores do PMDB e 11 senadores do PT, totalizando 31 senadores -- a oposição direta tem 30 senadores (17 do PFL e 13 do PSDB). O presidente do Senado, Renan Calheiros, reeleito hoje, teve 51 votos, contra 28 votos de seu oponente.

Maioria na Câmara dos Deputados, com 91 deputados do PMDB, 83 deputados do PT, 41 deputados do PP e (provavelmente) 13 deputados do PC do B, totalizando 228 deputados. A oposição na Câmara soma 126 deputados, sendo 64 do PSDB e 62 do PFL. O presidente da Câmara dos Deputados eleito hoje, Arlindo Chinaglia, teve 261 votos.

Em outras palavras: o presidente Lula está com a faca e o queijo na mão. Possui maiorias relativamente consolidadas nas duas Casas do Congresso Nacional e, em ambas, seus respectivos presidentes são de partidos que compõem a base de apoio ao presidente. O que significa dizer que, agora, ele não pode dizer que "não tem o apoio do Congresso" para fazer o que precisa. Vamos ver se ele efetivamente faz alguma coisa, e o primeiro teste será a aprovação do PAC pelo Congresso Nacional -- sem muitas mudanças, é claro.

Para terminar, porque já são 23:20 h e, de ontem para hoje, eu dormi apenas 3 h, estou aqui morrendo de sono e sem muita inspiração, deixo uma notícia que vi hoje: um em cada sete deputados que tomaram posse hoje já respondeu a processo ou foi investigado por crime. Ou seja, dos 513 deputados atuais, 73 já responderam a processo ou foram investigados. O que esperar desta nova legislatura? A esperança é que ela seja menos ruim do que a anterior, evitando cometer os erros que os deputados anteriores cometeram.


Um comentário:

Anônimo disse...

Chu!
Caramba eu li essa reportagem onde 1 de cada 7 deputados tem rolo na justiça, bem foda isso!
Mas o blog ta bem legalzão, tenho uma sensação que está me ajudando e a outros estudantes tambem!
Ah ta bom de elogios, tu é bom e sabe disso! :P
Beijos meu caro e vê se aparece, ta sumidão :)