19 de março de 2007

O pensar sobre o pensar

As pessoas não dão nada para disciplinas como "Metodologia Científica" ou "Filosofia". Acham que tais disciplinas são inúteis, desnecessárias, chatas, que não servem pra nada. As pessoas não percebem que é apenas por meio de tais disciplinas que hoje a ciência está onde está: em um patamar considerado por todos como extremamente elevado (ainda que eu tenha dúvidas sobre isto, mas fica pra outro momento).

Quando percebem as possibilidades teóricas e práticas que tais disciplinas trazem para seu quotidiano, só então acreditam que essas disciplinas têm mais a oferecer do que apenas "chatisse". Quando percebem que tais disciplinas trazem clareza, ordem, lógica e racionalidade ao pensamento humano, aí sim passam a dar o valor que as disciplinas têm e merecem. Quando percebem que, ao seguir um pensamento filosófico-metodológico estrito, conseguem resolver problemas do seu dia-a-dia, aí as disciplinas deixam de ser chatas e se tornam interessantes.

E eu, como professor dessas duas disciplinas, sinto-me realizado quando os alunos percebem que essas disciplinas são não apenas interessantes, mas profundamente importantes na maneira de pensar nos dias de hoje. Pena que, às vezes, tal reconhecimento venha tarde... Mas "antes tarde do que nunca". E, mais ainda, fico feliz por ser eu o responsável por despertar nos alunos o interesse pela ciência e pela pesquisa científica, coisa tão desprezada em nosso país...


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