4 de março de 2007

Voltando à normalidade

Boa noite a todos.

Acredito que a partir de hoje estarei voltando à normalidade. Sabem como é: primeira semana de aula, correria com os primeiros dias de cada disciplina, explicações repetidas em todas as turmas, atividades extra-classe, montagem de pastas com originais de textos, e-mails diversos de alunos que não entendem o que dizemos em sala de aula... E aula. Aula e mais aula.

Aula foi o que não faltou nesta minha semana. Aula todos os dias, de manhã e à tarde -- inclusive no final de semana. Trabalhei ontem (sábado) das 8 h da manhã às 18 h da tarde. Trabalhei hoje (domingo) das 8:30 h às 12:30 h. Aula para alunos de graduação, de pós-graduação e até mesmo aulas de inglês, substituindo um amigo que não pôde trabalhar em um dia específico.

Querem mais atividades? Ida à UnB na segunda à tarde para fazer a inscrição para o doutorado. Visita ao STJ na terça-feira, acompanhando os alunos em visita orientada da faculdade. Ida ao Plano na quarta para me despedir de um amigo que vai ficar um ano na Rússia. Ida a Planaltina na quinta para pegar um contrato. Sexta à tarde, descanso propositado em casa -- até tive vontade de escrever no blog, mas ao mesmo tempo não tive... Contradição inexplicável.

Fora todas estas atividades, a falta de ritmo para dar aulas. Pois é, depois de quase dois meses de férias (oficiais ou "forçadas", como no início de fevereiro), percebi que estava fora do ritmo para dar aula. Especialmente nos três primeiros dias da semana, cansava-me extremamente rápido durante as aulas. Na quinta, na sexta, ontem (sábado) e hoje (domingo) já não me cansei tão rapidamente -- pois já estava constantemente cansado, e não havia como ficar mais. A semana realmente foi puxada. Mas creio que agora já estou pegando este ritmo novamente.

Mas a semana não foi apenas de cansaço e dores de cabeça (tive uma quase insuportável na terça à noite), nem apenas de irritações nos olhos (frequentes especialmente ontem e hoje, acho que devido ao pouco tempo de sono). A semana foi também de bons momentos. Um deles refere-se ao contato constante com certa pessoa, que consegue melhorar meu animo se ele estiver ruim e deixá-lo melhor ainda se já estiver bom. Outro momento bom foi estar com um amigo especial (o que viajou para a Rússia). Partiu-me o coração (de verdade) quando saí do apartamento da namorada dele e entrei no elevador pra ir embora. Um dos meus poucos amigos verdadeiros que, como outros, seguiu um caminho diferente e, a partir de agora, estará fisicamente distante. Outro momento especial -- que aconteceu duas vezes, na verdade -- foi falar com minha família, especialmente com meu sobrinho. Desnecessário explicar em detalhes a beleza e plenitude de tais momentos.

Mas não apenas de assuntos materiais foi feita a minha semana. Temas mais filosóficos também estiveram presentes, fazendo-me pensar sobre diversos temas nos momentos de descanso (como a hora do banho, por exemplo). Tais momentos filosóficos tiveram seu ápice ontem, sábado, das 19:20 às 21 h, durante o eclipse total da lua -- quando subi ao telhado do meu prédio e fiquei ali, sozinho, acompanhando o evento. Apesar do cansaço e do sono, foi um ótimo período durante o qual pude refletir sobre um monte de coisas que, quem sabe, escreverei aqui no futuro...


2 comentários:

Káh disse...

Te juro que não entendi seu comentário: "..não há dilema entre o "dever ser" e o "ser". Na minha (modesta) visão, devemos ser o tempo todo. Não há o "dever ser", pois ele implica em sabermos que há um caminho.."

Afinal há ou não há o "dever ser"?

Sei que temos que SER! Mas esse SER muitas vezes vai contra a etica e moral social- você sabe muito bem disso- e por isso DEVEMOS SER muitas vezes!

"..Para além do "agir moral" ou "agir ético", há o "agir do coração", que é o que devemos fazer e seguir sempre.."

Meu caro mestre discordo de vc e ainda mantenho minha opinião à respeito do dilema "Dever ser e ser" e discordo tambem que devemos agir com o coração, nesta parte eu concordo plenamente com Kelsen.

Bem, penso que esse "debate" não é simplesmente academico mas concepções pessoais! E eu discordo mesmo, o fato de vc ser doudorando, professor... enfim ter muito mais conhecimento e experiencia do que eu não me intimida! Sei que esse tambem não é o seu objetivo, é que agora eu estou começando a questionar e nada melhor do que questionar um professor de filosofia :P...

Beijos

Anônimo disse...

Ih escrevi errado!
*doutorando! Uau que chique heim! :P