12 de abril de 2007

Centésimo post

Meus caros leitores, este é meu centésimo post. Poderia tê-lo feito anteriormente, mas esperei até hoje, 12 de abril, para que o post pudesse ser sobre algo especial. E este algo especial aconteceu neste mesmo dia, 12 de abril, mas há 46 anos atrás: à época, em 1961, Iuri Gagarin tornava-se o primeiro ser humano a literalmente "ir para o espaço".


Monumento de 40 metros de altura feito de titânio em homenagem a Iuri Gagarin em Moscou, Rússia (eu vi o monumento com meus próprios olhos :P).

Desnecessário falar sobre o acontecimento: a história qualquer um pode pegar na internet, e eu mesmo copiei e colei uma notícia do G1 logo abaixo. Mas o importante é destacar o fato de que este vôo foi um dos fatores que "produziu" o mundo durante, pelo menos, 30 anos: foi apenas após o vôo de Gagarin que a URSS e os EUA passaram a lutar sua Guerra Fria também no espaço, com todas as conseqüências que tal fato trouxe a toda a humanidade.

Russos lembram 46 anos do vôo de Gagarin
Em 12 de abril de 1961, Yuri Gagarin se tornou primeiro homem no espaço.
Diversas comemorações estão programadas na Rússia.

A Rússia lembra nesta quinta-feira (12) o 46º aniversário do primeiro vôo de um homem ao espaço, feito pelo major soviético Yuri Gagarin, na data que é celebrada como o Dia da Cosmonáutica.

Durante os atos oficiais, delegações do Governo e do Parlamento depositaram flores nos túmulos de Gagarin e Serguei Koroliov, considerado o pai da cosmonáutica, no Panteão de figuras ilustres nas muralhas do Kremlin, na Praça Vermelha.

A imprensa russa publicou diversas notas sobre Gagarin e o jornal "Izvestia" reproduziu, em um suplemento, a edição vespertina especial de 12 de abril de 1961, dedicada ao primeiro vôo do homem ao espaço.

"Em 12 de abril de 1961, a União Soviética pôs na órbita terrestre a primeira nave-satélite 'Vostok' com uma pessoa a bordo", dizia o comunicado da agência oficial "Tass", que há quase meio século foi lido por milhões de soviéticos.

Pelo mesmo comunicado, o mundo soube que o foguete que impulsionou a "Vostok" foi lançado às 9h07 (hora de Moscou), de um polígono militar secreto na república soviética do Cazaquistão, hoje um Estado independente.

Outros comunicados da "Tass" informaram que Gagarin, a bordo da "Vostok", disse que estava bem quando sobrevoou a América do Sul e a África. A "Vostok" realizou uma volta elíptica em torno da Terra com a distância máxima de 302 e mínima de 175 quilômetros.

"Da altura cósmica a Terra é vista com nitidez, se distinguem claramente as montanhas, as costas e as ilhas", escreveu Gagarin no relatório oficial sobre o vôo. O retorno à Terra representou um grande risco: a "Vostok" não tinha recursos técnicos para pousar na Terra, e Gagarin, a 7 mil metros de altura, teve que abandonar a nave em queda livre, com a ajuda do assento ejetável, e aterrissar com o pára-quedas.

Felizmente, o pára-quedas de Gagarin pousou em uma fazenda na região de Saratov, a quase 400 quilômetros de distância do lugar onde as brigadas de resgate o esperavam. Os moradores da localidade pensaram no início que se tratava de um espião americano.

Para a humanidade, a proeza do soviético marcou o começo de uma nova era e, para a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) e os Estados Unidos, significou o início da corrida espacial para conquistar o cosmos.

Desde o início da exploração do espaço, centenas de cosmonautas e astronautas de vários países viajaram à órbita terrestre, onde atualmente opera a Estação Espacial Internacional (ISS), habitada permanentemente por profissionais e em algumas ocasiões por turistas.

O milionário americano Charles Simonyi, que atualmente está na ISS, celebrará a façanha de Gagarin em companhia de russos e americanos. Segundo o Centro de Controle de Vôos Espaciais (CCVE) da Rússia, Simonyi, os russos Mikhail Tyurin, Fiodor Yurchijin e Oleg Kotov, e os americanos Michael López-Alegria e Sunita Williams celebrarão a data com um jantar.


Um comentário:

Káh disse...

Meus parabéns pelo 100º post! Tô gostando de ver!
E que surpresa "comemorar" postando algo sobre a Russia. :P

Beijão