Desde semana passada, a quarta-feira se tornou o pior dia da semana pra mim. Conseguiu tirar o título da segunda-feira, que era o pior dia por um motivo muito simples -- dou aula até 11:40 h da manhã, almoço correndo, vou pro Plano ter aula na UnB das 14 h às 17:45 h, e volto correndo pra Taguatinga pra dar aula às 19:20 h. As segundas-feiras são meus piores dias em termos de alimentação também: como sempre correndo, e quase sempre como besteira. Em resumo, as segundas-feiras são dias extremamente estafantes para mim.
Mas as quartas-feiras tomaram o posto de pior dia da semana por dois motivos. Em primeiro lugar, já há duas semanas que eu não sentia vontade alguma de dar aula pra turma da manhã. Tirando uns 5 alunos, os demais são todos uns picaretas que passam a aula inteira me olhando com cara de bunda, sem saberem se cagam ou se saem da moita. Não sei o por quê, mas são alunos que -- parece-me -- não estão nem aí se estão tendo aula ou não. E não creio na teoria de que o assunto e/ou o professor são chatos, pois nas turmas de quinta e de sexta à noite há uma participação fenomenal nas aulas.
Além da turma da manhã, hoje senti-me extremamente desanimado para dar aula para a turma da noite. Desde que aconteceu o problema na semana passada, quando determinados alunos ficaram reclamando da nota -- e reclamaram de uma maneira extremamente agressiva --, desanimei-me também com esta turma. A impressão que tive, mais uma vez, é que ninguém está nem aí pra nada. Mas, para além disso, desanimei-me porque senti-me extremamente ofendido e menosprezado pelo que tais alunos falaram. Nunca havia passado por uma situação como esta anteriormente, e o fato me chocou bastante. Resumo da ópera: não sinto a mínima vontade de dar aula para tal turma.
Já não é o que acontece às quintas e sextas à noite. Sinto-me extremamente motivado a dar aula para tais alunos, porque vejo que as turmas se interessam, as turmas participam, as turmas debatem, as turmas discordam, as turmas levantam polêmica... Vejo, às quintas e sextas à noite, o quanto a ciência política é um tema interessante, é uma área que, por mais racional que se apresente, sempre terá duplas ou triplas interpretações... É às quintas e sextas à noite que vejo que minhas escolhas -- intelectuais e profissionais -- foram bem feitas. Além, é claro, das turmas de segunda (manhã e noite), terça (noite) e quinta (manhã) que, apesar de serem de metodologia científica, matéria que eu considero fundamental mas -- venhamos e convenhamos -- "um pouquinho chata", até nestas disciplinas eu me sinto bem, me sinto vivo, me sinto útil aos meus alunos. O que não sinto às quartas -- de manhã, porque os alunos não estão nem aí, e à noite porque já não tenho empolgação em tratar bem quem não me trata bem.
Enfim, é a vida. Vou me arrastando até o final do semestre com estas duas turmas, dispensando mais cedo, dando trabalhinhos durante a aula, fazendo uns debatezinhos fuleiros, só pra passar o tempo... E vou deixar o barco seguir seu rumo, sem querer saber muito pra onde ele vai. Já que não sou necessário, preocupar-me-ei para que?
Mas as quartas-feiras tomaram o posto de pior dia da semana por dois motivos. Em primeiro lugar, já há duas semanas que eu não sentia vontade alguma de dar aula pra turma da manhã. Tirando uns 5 alunos, os demais são todos uns picaretas que passam a aula inteira me olhando com cara de bunda, sem saberem se cagam ou se saem da moita. Não sei o por quê, mas são alunos que -- parece-me -- não estão nem aí se estão tendo aula ou não. E não creio na teoria de que o assunto e/ou o professor são chatos, pois nas turmas de quinta e de sexta à noite há uma participação fenomenal nas aulas.
Além da turma da manhã, hoje senti-me extremamente desanimado para dar aula para a turma da noite. Desde que aconteceu o problema na semana passada, quando determinados alunos ficaram reclamando da nota -- e reclamaram de uma maneira extremamente agressiva --, desanimei-me também com esta turma. A impressão que tive, mais uma vez, é que ninguém está nem aí pra nada. Mas, para além disso, desanimei-me porque senti-me extremamente ofendido e menosprezado pelo que tais alunos falaram. Nunca havia passado por uma situação como esta anteriormente, e o fato me chocou bastante. Resumo da ópera: não sinto a mínima vontade de dar aula para tal turma.
Já não é o que acontece às quintas e sextas à noite. Sinto-me extremamente motivado a dar aula para tais alunos, porque vejo que as turmas se interessam, as turmas participam, as turmas debatem, as turmas discordam, as turmas levantam polêmica... Vejo, às quintas e sextas à noite, o quanto a ciência política é um tema interessante, é uma área que, por mais racional que se apresente, sempre terá duplas ou triplas interpretações... É às quintas e sextas à noite que vejo que minhas escolhas -- intelectuais e profissionais -- foram bem feitas. Além, é claro, das turmas de segunda (manhã e noite), terça (noite) e quinta (manhã) que, apesar de serem de metodologia científica, matéria que eu considero fundamental mas -- venhamos e convenhamos -- "um pouquinho chata", até nestas disciplinas eu me sinto bem, me sinto vivo, me sinto útil aos meus alunos. O que não sinto às quartas -- de manhã, porque os alunos não estão nem aí, e à noite porque já não tenho empolgação em tratar bem quem não me trata bem.
Enfim, é a vida. Vou me arrastando até o final do semestre com estas duas turmas, dispensando mais cedo, dando trabalhinhos durante a aula, fazendo uns debatezinhos fuleiros, só pra passar o tempo... E vou deixar o barco seguir seu rumo, sem querer saber muito pra onde ele vai. Já que não sou necessário, preocupar-me-ei para que?
Um comentário:
Imagino como você se sente. Não sou professora, mas tenho amigos professores que fazem as mesmas reclamações. A maioria dos alunso são picaretas sim, acham que professor tem que saber de tudo, estar sempre preparado para ouvir reclamações, além de nunca estudarem e sairem para as farras de segunda a segunda. Há os alunso esforçados, mas uma raridade sem tamanho. A luta continua né?. Você deve ser ótimo mesmo, deixa pra lá....
um beijão
Kukla
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