27 de junho de 2007

Acabou! 2

Pois é! Acabou-se o que era doce. Felizmente, estou finalmente livre daquela turma que não gosto muito.

Não nego que sentirei falta de algumas pessoas, especialmente aquelas que eram bastante participativas (um ou dois, no máximo). Adoro alunos participativos, especialmente quando são inteligentes e fazem perguntas inteligentes. Sem dúvida alguma, sentirei falta deles.

Mas, por outro lado, sinto-me extremamente satisfeito por ter tirado um peso das minhas costas. Por mais que eu tenha tentado ser "normal" nas últimas cinco semanas, não nego (e todos sabem) que eu não estava mais nem aí pro desenvolvimento intelectual daqueles elementos. Mas enfim, imbuído de um espírito bonzinho, fui lá, fiz o meu trabalho da melhor maneira possível, e abri mão da responsabilidade. Como disse a eles em determinada aula, se eles estão preocupados com nota, o problema é deles, não meu. Eu tenho o meu conhecimento, garimpado com muito suor (às vezes literalmente), e eu me garanto. Mas se eles querem nota, eu acho é bom...

E o melhor de tudo: como eu disse na postagem anterior, eu saí por cima. E por um motivo muito simples: sempre -- eu disse SEMPRE -- eu poderei jogar na cara de determinados elementos que eles passaram porque eu dei a nota a eles. Para determinados elementos, coloquei a nota que eles quiseram, e não a nota que eles efetivamente tiraram e mereciam. Ou seja, eles não foram avaliados, e na verdade não tiraram a nota que o tão querido e lindinho "boletim" vai ostentar. Não chegarei ao extremo de dizer que tais pessoas só passaram porque eu coloquei a nota que eles queriam, mas afirmo, com certeza absoluta, que não ficaram de recuperação porque eu os ajudei. Porque eu fiquei de saco cheio daquela ladainha de "você é incompetente" e passei a responsabilidade pra eles. Porque este é um princípio meu -- se o elemento está preocupado com nota, não merece ser meu aluno. Ele que se foda.

É claro que tais alunos nunca verão por este lado. É claro que tais alunos sempre acharão que eles que saíram por cima, afinal de contas vão pensar "passei sem fazer esforço, o professor é trouxa porque me deu a nota". É claro que eles sentir-se-ão o máximo. Acharão que "se deram bem". E, provavelmente, vão espalhar coisas como "o professor é incompetente, é só fazer uma pressão que ele abre as pernas", ou daí pra pior. Mas eu não estou nem aí, e por um motivo simples: no fundo, no fundo, tais alunos sabem que fizeram uma puta duma grande merda na primeira avaliação, e que só passaram direto porque eu fui "benevolente" com eles. Claro que tais alunos irão negar tal fato até a morte, mas isto não importa pra mim. O que importa pra mim é que eu tenho consciência disso: só passaram porque eu ajudei. Se eu não tivesse feito isso, estariam todos na recuperação na próxima semana, e aí a coisa seria bem diferente.

E sei que muitos dos meus leitores vão achar esta postagem ridícula, mas eu precisava escrever isto: os alunos só passaram porque eu ajudei. Se não fosse por mim, estariam de recuperação.

Eu precisava dizer isso.


Nenhum comentário: