21 de junho de 2007

Ainda sobre o amor (?)

"É injusto que se apeguem a mim, embora o façam com prazer e voluntariedade. Eu iludiria aqueles em quem eu despertasse desejo, pois não sou o fim de ninguém e não tenho com o que satisfazê-los. Não estou eu pronto a morrer? E assim, o objeto do apego dessas pessoas morrerá. Logo, quando não seria eu culpado por fazer crer numa falsidade, embora eu a adoçasse e acreditasse nela com prazer, e que ela me desse prazer; ainda assim sou culpado de me fazer amar. E se atraio as pessoas para que se apeguem a mim, devo advertir aqueles que estariam prontos a consentir na mentira de que não devem acreditar, qualquer que seja a vantagem que daí me advenha; e, da mesma forma, de que não devem se apegar a mim, pois é preciso que vivam a vida e seus cuidados agradando a Deus ou procurando-o."

Fonte: PASCAL, Blaise. Pensamentos. S/E, S/D. In: FERRY, Luc. Aprender a viver. Trad. Vera Lucia dos Reis. Rio de Janeiro: Objetiva, 2007. Pág. 105.


2 comentários:

Anônimo disse...

Oi, achei teu blog pelo google tá bem interessante gostei desse post. Quando der dá uma passada pelo meu blog, é sobre camisetas personalizadas, mostra passo a passo como criar uma camiseta personalizada bem maneira. Até mais

Anônimo disse...

oi professor olhei seu blog e ta muito interessante eu ate peguei seu texto "Porque gosto de Totalitarismo?" pra estudar pra prova, ah eu coloquei outro texto no meu blog sobre akele assunto dos Brasileiros pocotós, depois passa lá...
bjs