28 de junho de 2007

Comentários instigantes

Ora ora!

Estou extremamente satisfeito nesta quinta-feira. Em primeiro lugar porque já fechei todas as minhas turmas do curso de Sistemas de Informação, inclusive já lançando as notas no sistema da Faculdade. Estou satisfeito também porque já fechei uma das minhas turmas do curso de Direito, e estou "devendo" apenas uma (a de quarta de manhã).

Estou satisfeito também porque hoje tive um almoço muito bom. Para minha surpresa, esta mesma turma de quarta de manhã me chamou pra um almoço final de confraternização, e deu pra eu me divertir bastante -- ainda que, no final das contas, tenhamos sido apenas 5 pessoas.

Por fim, minha satisfação aumentou mais ainda quando vi que alguém fez um comentário sobre uma de minhas últimas postagens. Para facilitar aos meus leitores, copio e colo logo abaixo tal comentário.

realmente vc é muito chato
e metido ein
ate parece aiai
acho que foi um livramento seu se ver livres destes alunos
mas mais ainda eles se verem livre de sua aula pouco produtiva, nada interessante, sem dinamica etc...
ainda falta melhorar muito rsrsrsr
os dois lado não acha?

mas parabens pelo menso vc diz o que sente, e mais ainda escuta o que nao quer ou que poucos ou quase ninguem tem coragem de lhe dizer.

Obs.: Simplesmente copiei e colei. Não sou o responsável pelos inúmeros (quase incontáveis) erros de português.

Por que eu adorei este comentário? Por uma série de motivos.

O primeiro deles se relaciona ao fato de que eu adoro receber críticas. Eu já escrevi em outra postagem sobre tal fato: simplesmente acho ótimo receber críticas porque, com elas, eu posso melhorar o que faço na minha vida -- em todos os aspectos dela. Assim, seja lá quem foi que escreveu, muito obrigado.

Em segundo lugar, adorei o comentário porque, com ele, eu posso mostrar a contradição de quem escreveu. Por um lado a pessoa critica e diz que a aula não presta, mas por outro me elogia ao dizer que eu escuto o que não quero ouvir. Não fico satisfeito pelo elogio em si, mas por ter a chance de mostrar que a pessoa que escreveu, se queria me sacanear, não conseguiu.

O terceiro motivo se relaciona com o segundo: adorei o comentário porque ele deixa claro que, de alguma forma, fui marcante para as pessoas. E eu me sinto satisfeito com isso. Acho que a melhor maneira de fazer algo na vida é fazê-las deixando marcas nos outros (no bom sentido). Deus me livre ser uma pessoa que é vista pelos outros com indiferença...

O quarto motivo que me fez gostar do comentário foi o fato de que, com ele, eu percebi o quanto fui abençoado por Deus. Digo isto porque, modéstia um pouco à parte, eu não cometo erros ortográficos nem gramaticais com tamanha freqüência e em tanta quantidade quanto a pessoa que escreveu o comentário. E, analisando por este lado, vejo que fui realmente abençoado por Deus: se não fosse por Ele, eu provavelmente teria o mesmo nível intelectual que a pessoa que escreveu tal comentário. Por ter sido abençoado, tive a oportunidade de correr atrás e melhorar, de aprender, de evoluir intelectualmente. Coisa que a pessoa que escreveu não conseguiu.

O quinto é outra contradição que vejo no texto: se minha aula fosse tão pouco produtiva, nada interessante e sem dinâmica, quanto foi dito, eu não seria professor no Projeção (e nas outras três instituições nas quais trabalho) por tanto tempo. Se minhas aulas fossem tão ruins assim, eu não teria sido chamado pra dar aula em algumas pós-graduações por aí. Se meu conteúdo fosse tão pouco produtivo assim,
eu não teria sido convidado pra escrever um livro. Enfim, contradições da vida.

Por fim, mas não menos importante, gostei do comentário porque ele mostrou pra mim que meu blog tem audiência. Nada pior do que criar um blog e o mesmo ficar na inatividade, no canto escuro no quarto, lugar nunca lembrado por ninguém...


Um comentário:

Unknown disse...

realmente professor concordo com tudo que você disse, principalmente com o que vc disse sobre os blogs que ficam no "canto escuro do quarto", que ninguém nunca lembra, pois o meu está assim......
kkkkkkkkkkkkkkkk
bjs