20 de junho de 2007

Questão de eficiência

(Original aqui)

Como se fosse a coisa mais natural do mundo, o ministro da Defesa, Waldir Pires, manda avisar, de Paris, que a crise aérea não acaba antes de um ano. Considerando que a crise já vem infernizando os passageiros (e tripulantes e funcionários das companhias aéreas) há mais de um ano, serão no mínimo dois para equacionar o problema, como gostam de dizer os burocratas.

Por que são necessários esses dois anos?

Para contratar, treinar e dar gratificações a controladores do tráfego aéreo. De novo, o ministro disse, como se fosse a coisa mais natural do mundo, que a Aeronáutica precisa de dois anos para arrumar o quadro de controladores.

Enquanto isso, no Rio, o ministro dos Portos, Pedro Brito Nascimento, disse, como se fosse a coisa mais natural do mundo, que toda a gestão dos portos brasileiros está equivocada e travada. Tanto está que o governo não conseguiu liberar um único centavo dos R$ 2,1 bilhões previstos no PAC para obras de dragagem e modernização.

Para gastar, é preciso ter projetos – e parece que isso dá um trabalho danado.

Enquanto isso, a Receita Federal dá show de eficiência e bate recorde de arrecadação todo mês. E se não consegue gastar em obras de infra-estrutura, o governo é muito bom nos gastos com pessoal (contrata e cria cargos com facilidade), previdência e custeio.


Nenhum comentário: