17 de novembro de 2007

Um pouquinho de filosofia

Ainda que este blog não seja acadêmico, ao escrever a postagem anterior não pude deixar de me lembrar de um filósofo chamado Lacan. Eu já havia ouvido falar dele, mas nunca li nada escrito pelo indivíduo. Sei apenas que ele faz uma tentativa de aproximar a filosofia da psicanálise, e vice-versa. Enfim, hoje de manhã passei um filme para meus alunos no qual havia certas coisas relacionadas a tal filósofo, e o pensamento dele, rapidamente exposto no filme, talvez seja de interesse para alguns que visitam meu blog. Abaixo transcrevo algumas falas deste filme:

As fantasias têm que ser pouco realistas porque no momento, no instante em que você consegue o que procurava já não o quer, não pode querê-lo. Para que o desejo possa continuar existindo, você precisa que seus objetivos estejam sempre ausentes. Não é o isso o que você deseja, e sim a fantasia disso. Então, o desejo sustenta fantasias loucas. A isso se refere Pascal quando diz que só somos verdadeiramente felizes quando sonhamos com a felicidade futura. Também ao dizer que a caçada é mais doce do que a caça. Ou que tenha cuidado com o que deseja, não por consegui-lo, e sim porque está condenado a não querer mais o que deseja quando o conseguir. Então a lição de Lacan é: viver com seus desejos nunca te fará feliz. Ser inteiramente humano significa esforçar-se pra viver de acordo com idéias e ideais e não avaliar sua vida pelo que tem obtido quanto a seus desejos, mas por aqueles breves momentos de integridade, compaixão, racionalidade e inclusive de auto-sacrifício.

Para mim é bem claro: não adianta vivermos de expectativas. Não adianta vivermos tendo como base para nossas ações os nossos desejos. Por mais que os desejos e as emoções estejam presentes e sejam parte do cotidiano de qualquer um, devemos, ao tomar decisões, analisar nossas opções não com base no que desejamos, mas sim com base naquilo que a razão, e só ela, pode definir como correto. Creio eu que apenas assim poderemos, efetivamente, sermos livres.


Nenhum comentário: