17 de dezembro de 2007

Respostas absurdas

Para "comemorar" este meu retorno ao blog (ver postagem anterior), publico abaixo uma prova aplicada em Sobradinho e as respectivas respostas dadas por determinada pessoa daquela turma. A prova valia 10,0 pontos e eu, em um ato de generosidade e de bondade, dei 1,0 para a prova.

Em breve respostas "legais" do pessoal de Taguatinga.

1) Considere as frases abaixo:

* "A democracia garante a seus cidadãos uma série de direitos fundamentais que os sistemas não-democráticos não concedem e não podem conceder."
* "A democracia garante a seus cidadãos uma liberdade pessoal mais ampla do que qualquer alternativa viável a ela."
* "A democracia ajuda as pessoas a proteger seus próprios interesses fundamentais."
* "Apenas um governo democrático pode proporcionar uma oportunidade máxima para as pessoas exercitarem a liberdade da autodeterminação – ou seja: viverem sob leis de sua própria escolha."
* "Apenas um governo democrático pode promover um grau relativamente elevado de igualdade política."

Você acredita que todas as frases acima podem ser consideradas válidas para se definir democracia nos dias atuais? Justifique sua resposta em detalhes.

RESPOSTA: Acredito que sim porque a democracia garante o direito do povo votar por exemplo, assim ajudando a progeter seus próprios interesses e pode promover um grau mais ou menos de igualdade política tendo em vista suas próprias escolhas.

2) Quais idéias componentes da ideologia liberal estão presentes na sociedade brasileira atual? Explique sua resposta em detalhes.

RESPOSTA: Todos tem liberdade individual cada um pode escolher aonde vai morar, em quem vai votar, aonde vai trabalhar.

3) A teoria política marxista afirma que o estado atual existe apenas com o objetivo de manter a dominação da classe burguesa, que detém os meios de produção, em relação à classe proletária, que não detém os meios de produção e que, portanto, se vê obrigada a vender a sua força de trabalho para a classe burguesa com o objetivo único de sobreviver. Marx defende que os proletários se unam contra a burguesia e, por meio da força, tomem o poder do estado, objetivando tirar dos burgueses os meios de produção e fazer com que os mesmos sejam usados em benefício de toda a sociedade. Esta situação caracteriza o comunismo, ou seja, o fim do estado. Tendo-se tal definição em mente, você acredita que o comunismo é um sistema democrático? Justifique detalhadamente sua resposta.

RESPOSTA: Não, comunismo não é um sistema democrático, comunismo é usado por meio da força; democracia pode promover um grau relativo de igualdade política.

4) Os teóricos liberais que falam sobre a democracia no século XX afirmam que a definição clássica de democracia, baseada no "bem comum" e na "vontade geral", não existe mais, já que é impossível a um político agradar a todas as pessoas que compõem determinada sociedade. Para tais teóricos, as escolhas políticas podem ser igualadas a escolhas econômicas, como se os eleitores fossem consumidores em um mercado onde os "produtos" são os políticos a serem eleitos. Você acredita que a justiça social é obtida com esta definição contemporânea de democracia? Justifique detalhadamente sua resposta.

RESPOSTA: Acredito que não já que você não tem vontade geral do povo, e você escolhe um produto só de imagem, sem saber o que realmente ele tem para oferecer quais são as suas proposta e a do seu partido.

5) Com base no filme "V de Vingança", apresente as diferenças fundamentais entre os sistemas autoritários e os sistemas totalitários. Explique sua resposta em detalhes.

RESPOSTA: Autoritários é um sistema que impõe autoridade se você não obedece você vai pagar com a força.

PS: As respostas estão transcritas ipsis literis. Portanto, os erros de português nas respostas não são meus :)


Nenhum comentário: