17 de fevereiro de 2008

Independência (?) de Kosovo

"Kosovo é independente!"

Como todos devem ter visto na mídia hoje, a província do Kosovo declarou unilateralmente sua independência. Frisei a palavra anterior pra deixar claro que Kosovo fez tudo sozinho, sem nenhum tipo de acordo ou negociação prévia com a Sérvia, este sim um estado independente e soberano sob o julgo do qual Kosovo se situa.


Já vi alguns jornais estrangeiros -- especialmente ingleses e espanhóis -- dando vivas à "democracia" e sendo extremamente positivos em relação ao acontecimento. Pergunto-me: será que tais jornais seriam tão favoráveis à "democracia" se o aís Basco resolvesse declarar sua independência? E por que a mídia inglesa condena quando o IRA diz que quer a independência da Irlanda do Norte? Será que a Alemanha seria tão favorável se a parte interessada fosse a Bavária? Será que os EUA estariam prontos pra reconhecer "a vontade do povo" se os californianos quisessem ser livres?

Já vi alguns jornais brasileiros que seguem a mesma linha: "vitória da democracia", "auto-determinação dos povos" e toda esta conversa pra boi dormir. Por que então não deram "vivas" quando Rio Grande do Sul veio com uns papos de se separar do Brasil há algum tempo atrás?

Como se pode ver, a hipocrisia perpassa todo o espectro político internacional. Tanto que um dignatário alemão já afirmou:

O presidente da comissão de Exteriores do Bundestag (Parlamento alemão), Ruprecht Polenz, afirmou que espera da reunião em Bruxelas um acordo para o reconhecimento do novo Estado europeu por parte da maioria dos países do bloco.

Polenz ressaltou, no entanto, que a independência do Kosovo não deve ser tomada como precedente para a secessão de outros Estados no mundo e citou como exemplo o caso da república separatista da Abkházia, na Geórgia, que, em sua opinião, não contaria com o reconhecimento internacional. (Original aqui. Destaque feito por mim.)

Ou seja: vamos incentivar as divisões de estados que nos forem interessantes; aqueles que forem nos trazer problemas, que fiquem com seus atuais "donos".

Simplesmente ridículo e, creio eu, sem nenhuma eficácia.

Até porque em Kosovo só tem montanha. A região não se sustenta sozinha, e se esta palhaçada continuar, o futuro país vai depender economicamente de ajuda externa -- vinda, é claro, dos EUA e da União Européia. Alguém acha que os EUA e a UE irão ajudar Kosovo porque são "bonzinhos"? Kosovo será efetivamente independente a partir do momento em que depende dos EUA e da UE? É a mesma coisa da Geórgia, que se diz independente mas que recebe muito dinheiro dos EUA pra ficar enchendo o saco da Rússia.

Ridículo.


Nenhum comentário: