31 de março de 2008

Oh céus

Por que há pessoas no mundo que preferem ficar lamentando da "sorte", do "azar", de "Deus" ou sei lá o que ao invés de perceberem que o que acontece com elas nada mais é do que resultado de suas próprias escolhas anteriores -- tenham tais escolhas sido tomadas lá atrás ou há apenas 5 minutos?

Há determinada pessoa que acompanho já há um certo tempo. Não é uma amizade, mas é um relacionamento estável, digamos assim (nada relacionado a sentimentos, por favor). E hoje a pessoa reclamou de algo que "aconteceu" com ela. Para sua infelicidade, pediu pra conversar comigo sobre o assunto. "Bonzinho" que sou, lá fomos nós nos divertir, quero dizer, conversar com a pessoa.

A conversa começou com a reclamação da vida, é claro. E eu, em um papel de psicólogo que, por meio da hipnose, volta à infância da pessoa (ok, nem tanto!), comecei a retornar no tempo e perguntar todas as escolhas da pessoa sobre tal tema desde que o mesmo surgiu. E retornei até o dia em que conversamos pela primeira vez sobre o assunto, em agosto do ano passado, quando eu disse à tal pessoa: "você vai se dar mal nisso". Morri de vontade de dizer aquela frase maravilhosa ("que que eu te disse?"), mas me segurei e fiquei quietinho.

Enfim, acho que as pessoas deveriam ter mais consciência do fato de que tudo na vida é resultado da fórmula "ação-reação": se uma decisão é tomada hoje, com certeza haverá uma reação a esta decisão -- boa ou ruim, cedo ou tarde. O importante é se manter estável (como me disse uma pessoa hoje) e não nos deixarmos influenciar pelo que acontece no dia-a-dia.

Aliás, termino esta postagem agradecendo a esta pessoa que trocou uns e-mails comigo hoje -- só a possibilidade de trocar idéias já fez retornar o interesse e a dedicação que são típicos da minha pessoa. Muito obrigado!


Um comentário:

Kukla disse...

Este texto é perfeito para oque vivo hoje.
Fiz mais uma escolha errada........Fazer o quê né?
Beijão!