30 de julho de 2008

Incrível

Chinês que tirou fotos de terremoto é obrigado a trabalho forçado, diz jornal
Liu Shaokun é aterceira pessoa presa após colocar material na internet.
Terremoto de maio deste ano deixou pelo menos 70 mil mortos.
 
Um professor chinês foi mandado a um campo de trabalhos forçados por ter colocado na internet fotos do terremoto que abalou a China em 12 de maio deste ano, noticiou o jornal "The New York Times" nesta quarta-feira (30).
 
Segundo a reportagem, que cita grupos de direitos humanos, Liu Shaokun deverá servir um ano de "reeducação pelo trabalho", num sistema que não prevê uma acusação formal, recurso ou julgamento criminal. Ele é a terceira pessoa presa após colocar na web material que questiona o porquê de tantas escolas terem sido destruídas durante o tremor, que deixou pelo menos 70 mil mortos.
 
Muitas escolas da região atingida pelo terremoto de 7,9 graus foram destruídas - em muitos casos, os prédios em volta permaneceram intactos, o que levantou dúvidas sobre a qualidade da construção.
 
As autoridades responderam inicialmente à onda de questionamentos públicos dizendo que iriam averiguar se as construções estavam vinculadas a denúncias de corrupção, mas silenciaram as críticas logo depois, ordenando que a mídia estatal não reportasse o assunto e proibindo pais de protestarem.
 
Nas últimas semanas, a polícia  impediu demonstrações de parentes de motos no terremoto. Segundo o "New York Times", famílias de vítimas têm sido encorajadas a assinar contratos compensatórios que incluem compromisso de não protestar ou processar autoridades.
 
 

Nenhum comentário: