21 de março de 2007

Dicionário Aurélio é o pai dos burros

... No sentido de que dá origem a todos eles.

Nesta semana, venho aplicando provas para as turmas de Ciência Política. Nas diversas turmas, vi uma cena que muito me agradou: alunos puxando o dicionário e buscando definições de palavras desconhecidas. Trabalho excelente iniciado pela professora Valdíria, sem dúvida.

No entanto, algo me chamou a atenção hoje de manhã: um aluno disse que a definição do dicionário era diferente da que eu tinha dado em sala de aula. Resolvi folhear o dicionário e vi as seguintes definições:

  • Poder: Algo que se possui para mudar a vontade de outro.
  • Autoridade: O exercício do poder em uma estrutura hierárquica.
  • Legalidade: Legitimidade.
  • Legitimidade: O que é legal.

Ok. Tais dicionários tratam da linguagem "comum", e não da linguagem técnica da Ciência Política. Se alguém quer definições técnicas, que peguem o Dicionário de Política, do Norberto Bobbio. Isto é inegável e irrefutável.

Porém... Dizer que "legalidade = legitimidade" e "legitimidade = legalidade"... Que dicionário é este? Além de confundir dois conceitos extremamente diferentes mesmo no âmbito da linguagem "comum", ainda deixa o leitor na mão, já que um é igual ao outro e o outro é igual ao um, e nenhum deles é definido... Autoridade é poder apenas em uma estrutura hierárquica? Extremamente errado e inválido, mesmo na linguagem "comum"! Poder é algo que se possui? Também um absurdo!

Tais definições estreitas e extremamente erradas me fizeram advertir os alunos: usem o dicionário, mas com certa parcimônia. Pois, no que diz respeito à Ciência Política, o dicionário realmente é o pai dos burros, pois apresenta conceitos de forma errada, transformando os leitores em pessoas menos cultas após sua consulta.


2 comentários:

Káh disse...

hehehe, tenta procurar coerção e coação!
O esquema ta é em utilizar o dicionário comum e o dicionário técnico (o juridico! Pelo menos esse sempre me trouxe definições simples e claras, bem... o meu né).
Mas aluno que é aluno não se apega apenas em um dicionário não Chu, se não acha a definição em um tem que PROCURAR em outro, esse papo de já achar a sopa mastigada ta com nada!

Beijão!

ps: Acho que estamos precisando de atualizar os blogs!

Te gosto muito!

Káh disse...

Ah sim Chu!
A tua única comentarista ja comentou pode atualizar agora :P
Isso que eu chamo de V.I.P!