23 de maio de 2007

Terça é o dia...

Terça-feira é o dia da semana "do descanso". Aliás, minha semana é perfeita, neste sentido: as segundas são extremamente cansativas; às terças eu trabalho só à noite; quarta, quinta e sexta eu trabalho de manhã e à noite, mas tenho as tardes para "descansar"; e aí chega o sábado e o domingo, sendo que sábado de dia eu descanso (e à noite eu me canso mais) e domingo eu tiro de folga também.

Mas, voltando às terças-feiras, elas são muito boas porque me permitem dar uma paradinha antes de engatar nos últimos três dias da semana, ainda mais após as segundas -- que sempre são cansativas (outro parênteses: minha aula na UnB, por ser extremamente chata, me cansa mais do que minhas aulas de manhã e à noite). Sendo assim, terça é o dia do descanso, e foi o que fiz hoje -- como sempre, em termos físicos, não mentais.

Apesar de ter algumas tarefas caseias para realizar, acabei ficando na frente do computador e terminei de ver a série "Heroes". Ontem foi o último episódio da primeira temporada nos EUA, e logo de manhã eu já estava fazendo o download do arquivo e também da legenda. Faltavam para mim ver os três últimos episódios, e foi o que fiz em seqüência após as 11:30 h da manhã. Com algumas paradinhas, terminei de ver a série às 14:15 h.

Comentei com alguns colegas que eu estava vendo a série, e alguns destes me disseram que era uma coisa boba, "coisa de criança", como me falaram. Disseram-me: "Isto é fantasia, e muito me surpreende que você, professor de Metodologia, todo 'racional', acredite nestas histórias". Pois a verdade é que acredito mesmo. Acredito e me sinto feliz, alegre e contente por ter visto toda a série (e por tê-la no meu computador, hehehe). Afinal de contas, quem é que nunca quis ter um super-poder para fazer alguma coisa?

Felizmente, na minha infância, tive a possibilidade de ler muitas histórias em quadrinhos, e como toda criança fantasiava ser o Homem-Aranha ou algum dos X-Men (nunca quis ser o Super-homem ou o Batman. Desde pequeno sempre gostei da Marvel, hehehe). Sempre adorei filmes baseados em quadrinhos, e mesmo agora, já adulto, continuo gostando e -- reconheço -- às vezes até mesmo fantasiando...

Voltando à série, ela tem seus altos e baixos, estes últimos expressos principalmente na "cópia" de características dos X-Men e no fato de que tudo gira ao redor dos EUA. Mas, considerando-se que a série é americana, o segundo fator pode até ser relevado. O grande mérito, ao meu ver, é a direção e a maneira como a história é contada: desde o primeiro capítulo, o espectador fica na expectativa do que vai acontecer no próximo episódio. É por isto que, na semana passada, houve dias em que eu assisti até a 5 episódios seguidos!

Além da própria série televisiva, há também uma série de complementos, no formato de quadrinhos, disponíveis na net e publicados pela própria NBC, rede de TV americana que produziu a série. Hoje baixei os 34 complementos, cada um com, em média, 8 páginas, e li todos também, logo após ter terminado de assistir aos episódios. Estes complementos apresentam o desenrolar de situações que nos episódios são deixados apenas subentendidos, e complementam bastante a visão de quem viu a série.

Pra completar, há uma série de sites espalhados pela net que se baseiam na série. Não são sites de fãs, e sim sites produzidos pela própria NBC para incentivar os fãs a incorporar a série no seu dia-a-dia. Dei uma olhada em alguns, e não que eu não tenha gostado, mas acho que ficar visitando tais sites e lendo coisas escritas pelos personagens como se fossem reais já é um pouquinho demais pra mim. Mas, ao mesmo tempo, não deixa de ser interessante.

Depois, para fechar o dia, uma aulinha tranqüila com uma turma de Sistemas de Informação. Aulinha de Metodologia, falando sobre hipóteses, conteúdo bem fácil e de fácil apreensão. Semana que vem é mais complicado, entra a parte de métodos e o povo se confunde bastante. Mas nada que fará alguém morrer.

Amanhã é quarta-feira, e logo de manhã já encaro a turminha bagunceira... Vou terminar o conteúdo sobre socialismo, falar um pouco sobre a social-democracia e tentar entrar na parte de poliarquia... Conteúdos extremamente interessantes e de aplicação totalmente prática, mas aquele bando de mentecaptos não compreende a importância disto. Apenas os mais velhos se dão conta de que o assunto é importante e diz respeito ao dia-a-dia de cada um. Pelo menos o pessoal presta atenção, depois que eu chamar a atenção uma ou duas vezes da minha maneira "sutil", e acabam participando. À noite a coisa já é pior, é a turma dos "não quero estudar e quero ganhar nota", turma em relação à qual estou totalmente desanimado... Mas enfim, isto é coisa pra amanhã, então deixa quieto. Vou dormir e ter uma ótima noite de sono; é o melhor que posso ter antes de mais uma quarta-feira!


Um comentário:

Anônimo disse...

Putz a sua turma de quarta em?
Coloca uma bomba lá na sala!!!
Mas não se preocupe em assistir seus filmes e fantasiar. A vida é uma fantasia mesmo.
Uma ótima quarta para você!!!
Beijos
Kukla