26 de junho de 2007

Agora são 1812 visitantes...

... E, mais uma vez, o número me chamou a atenção, pois no ano de 1812 aconteceu a chamada "Campanha da Rússia". Abaixo um pequeno "aperitivo" sobre o assunto (texto retirado da Wikipédia).

A Campanha da Rússia foi uma gigantesca operação militar intentada pelos Franceses e seus aliados, sob o comando de Napoleão em 1812, e que teve grande impacto sobre o desenrolar das chamadas Guerras Napoleônicas. As forças de invasão, ao final, foram reduzidas a 2% do seu contingente inicial. Este episódio marcou profundamente a cultura russa, como prova o famoso livro "Guerra e Paz", de Leon Tolstoï. Um paralelo pode ser feito com a invasão alemã de 1941-1945, durante a Segunda Guerra Mundial.

Napoleão estava decidido a esmagar a Rússia, que invadiu com seiscentos mil homens em Junho de 1812. Tomou Moscou, à qual os russos puseram fogo, mas encontrou-se com falta de mantimentos e em pleno Inverno russo. Teve de retirar, perdendo a esmagadora maioria dos seus soldados.

Mais detalhes sobre a maneira avassaladora com a qual os russos acabaram com Napoleão e demais franceses podem ser obtidos aqui (em um dos bons artigos que a Wikipédia tem).


Nenhum comentário: