28 de novembro de 2007

A última de hoje

Após um ótimo banho (não tão ótimo assim: eu gostaria muito de tomar banho em uma banheira, mas aqui não tenho), e após eu ter feito a reserva do que preciso para poder dar aula na semana que vem, cá estou eu novamente para fazer alguns comentários finais antes de cair na cama.

Em primeiro lugar, aumentaram as chances de eu dar aula de Filosofia no semestre que vem: as chances passaram de 1% para 5%, mais ou menos. É igual ao cara que pergunta pra mulher se ele tem alguma chance com ela; ela responde que tem "uma em um milhão", e o cara sai todo feliz: "tenho uma chance!" Mas realmente espero conseguir esta turma, porque já há 3 semestres que não ministro esta disciplina e, digamos, estou com saudade de falar de Platão & Cia.

Em segundo lugar, uma pena que duas das minhas três turmas preferidas de Ciência Política ficarão sem ver o filme "V de Vingança". Infelizmente, não haverá tempo hábil para fazê-lo. O jeito é deixar pra lá e ficar só no gogó mesmo. Uma pena, pois o filme exemplifica perfeitamente um sistema totalitário -- e é fundamental, a meu ver, que o aluno veja o sistema na prática ao invés de ficar apenas teorizando sobre o assunto. Infelizmente -- regra geral, há várias exceções --, o aluno de primeiro semestre ainda não tem capacidade para abstrair e imaginar o sistema funcionando na prática sem se deixar levar pelos seus valores pessoais, e isto dificulta muito o ensino. Um filme permite ao aluno ver a coisa "na prática", explicando melhor a situação ("uma imagem vale mais do que mil palavras").

Em terceiro lugar, aquele outro problema (o da faculdade), citado ontem, está a caminho de ser resolvido. Não tive chance de conversar com quem eu queria hoje para resolver a situação, mas espero fazê-lo amanhã de manhã (pelo menos pude explicar a situação toda para uma pessoa específica hoje, por telefone, e já me senti menos chateado ou menos "pesado" só por ter conversado). E espero que tudo acabe do jeito que eu quero (apesar de que nem sempre o que a gente quer é o melhor pra nós mesmos...).

Em quarto lugar, espero não decepcionar com minhas postagens de amanhã. Algumas pessoas estão curiosas com certa coisa, e de uma forma ou de outra eu ajudei a inflar tal expectativa. Estou meio receoso: vai que o povo vê o que eu vou colocar e fica pensando "putz, é só isso? Tanto suspense por nada?" Sei lá, quando diz respeito a este assunto, parece que estou pisando em ovos... Tenho receio de quebrá-los e de pôr tudo por água abaixo. Porque não está do jeito que eu queria, mas está melhor do que eu esperava... E, em certas situações, eu prefiro ter pouco do que não ter nada.

Em quinto e último lugar, mas não menos importante, meu trabalho pro doutorado avançou um pouco mais hoje. Vou escrevê-lo nos próximos dias e vou publicá-lo no meu blog acadêmico: tenho de voltar a publicar, ainda que em um blog, a minha própria produção intelectual, e não apenas ficar me utilizando da muleta dos outros como fiz na semana passada (ao apresentar o conceito de nazismo).

Bom, acho que é isto. Boas expectativas pra amanhã, especialmente de manhã (a turma de manhã sempre é intelectualmente instigante). Vamos ver se o dia continua bom e se novas surpresas acontecem, como ontem e hoje...


Nenhum comentário: