19 de março de 2008

Citações

"(...) Apenas nos estamos conformando com a corrente de opinião majoritária que insiste em ver nas louras, tanto as de natureza como as de tinta, os mais eficazes instrumentos de pecado e perdição. Tendo sido Maria Madalena, como´e geralmente sabido, tão pecadora mulher, perdida como as que mais o foram, teria também de ser loura para não desmentir as convicções, em bem e em mal adquiridas, de metade do gênero humano." (Pág. 9)

"(...) Para qualquer varão daqueles tempos e lugares, era doutrina muito pertinente a que definia o mais sábio dos homens como aquele que melhor saiba pôr-se a coberto das artes e artimanhas femininas. Falar-lhes pouco e ouvi-las ainda menos é a divisa de todo o homem prudente (...). À hora da morte se hão-de pedir contas ao varão por cada conversa desnecessária que tiver tido com sua mulher." (Pág. 25-6)

"Em verdade, em verdade vos digo, não há limites para a malícia das mulheres, sobretudo as mais inocentes." (Pág. 28-9).

José Saramago, O Evangelho segundo Jesus Cristo. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

José de Sousa Saramago (Azinhaga, 16 de Novembro de 1922), nome completo de José Saramago é um escritor, roteirista, jornalista e poeta português agraciado em 1998 com o Prêmio Nobel da Literatura. Também ganhou o Prémio Camões, o mais importante prêmio literário da língua portuguesa.


2 comentários:

Divinius disse...

Gostei de ler:)
Boa semana:)

Nayanne Paulina disse...

Nossa, essas citações falam muito bem das mulheres neh... principalmente na parte que fala das louras, ainda bem que pintei o cabelo de preto... rsrs

Beijinhos!!!!!!