8 de julho de 2008

Para pensar

Hoje um professor muito próximo a mim (apesar de não parecer) foi demitido, e sua demissão causou-me revolta.

Não apenas -- e nem principalmente -- por ele ser meu amigo: teria a mesma revolta se fosse com qualquer outra pessoa. O que me irritou profundamente -- e me decepcionou mais ainda -- foi a forma como nossos "superiores" o trataram (vou utilizar a expressão "nossos superiores" porque não quero identificar ninguém, como sempre faço por aqui. Aliás, também não vou identificar em qual faculdade isso aconteceu -- e lembrem-se de que "nem tudo efetivamente é o que parece ser").

Fato é que ontem nossos superiores disseram a este professor o horário em que ele iria dar aulas no próximo semestre. Disseram-lhe quantas turmas ele teria e pediram para ele montar o plano de ensino do próximo semestre.

Hoje de manhã ligaram para ele "como quem não quer nada" perguntando se ele já havia entregue ou não as pautas, "apenas para lhe relembrar do nosso prazo".

Hoje à noite ele leva as suas pautas à faculdade e, quando pede a confirmação do horário do próximo semestre, nossos superiores pedem pra ele esperar um pouco. Em seguida entra alguém que é do RH e simplesmente diz que ele "está sendo dispensado".

O que me deixou com raiva não foi o motivo dado ("você foi mal nas avaliações") e nem próprio a demissão em si. O que me deixou irritado foi a falta de ética de nossos superiores. Pra que falar pra ele ontem que os horários já estavam definidos? Pra que confirmar com ele os horários? Pra que toda a encenação? Não houve nenhum tipo de consideração pelo ser humano que ali se apresentava. Não me importa se ele dá ou não dá boas aulas, se ele é ou não simpático. Independentemente disso, meu amigo não foi tratado como ser humano que é. Independentemente do motivo, meu amigo foi totalmente desconsiderado como pessoa que merece um mínimo de consideração.

"Ah, mas a Instituição não cometeu nenhum crime, seguiu a legislação trabalhista e está pagando todos os direitos". É verdade. Mas aí voltamos àquela história de a lei valer pra uns e não pra outros. Nesta mesma semana outros profs também foram demitidos. Profs muito mais "amiguinhos" de nossos superiores. E tais profs já sabiam desde o meio de junho que iriam ser demitidos. Tiveram tempo pra procurar vagas em outras instituições. E o que meu amigo vai fazer agora, dia 08 de julho, quando as grades para o próximo semestre já estão fechadas há pelo menos duas semanas e quando as chances de conseguir um emprego são muito menores?

Depois não sabem o por quê dos ex-funcionários saírem falando mal da "Instituição". Depois não sabem o por quê dos ex-funcionários entrarem com processos nos tribunais do trabalho. Depois não sabem o por quê da desmotivação dos profs. Depois, quando a gente é frio com nossos superiores, nos chamam de arrogantes e de insensíveis.

Um comentário:

Kukla disse...

Nosa fiquei tão revoltada quanto você.
Sim é uma palhaçada sem tamanho.
Mas não se esqueça que estamos no Brasil e que vivemos tudo falso. Falsa democracia, falsa sociedade justa, falta tudo nessa bosta.
Aff.
Depois reclamam que só vivemos em fevereiro.