22 de fevereiro de 2007

E eis que o ano começa...

Não apenas para mim, mas creio que para a grande maioria dos brasileiros.

Infelizmente, em nosso país, temos a tradição de deixar tudo "pra depois do carnaval". Todos temos, não estou me excluído. Amigos e colegas perguntavam quando vou comprar meu carro, e eu sempre dizendo "depois do carnaval eu penso nisso". O presidente Lula dizendo que não tem pressa pra fazer a reforma ministerial; "deixa pra depois do carnaval". Nós brasileiros temos a idéia de que as coisas só começam a funcionar depois do carnaval e, em um círculo vicioso (seria a força do pensamento? Eu acredito nisso), as coisas só funcionam mesmo depois do carnaval.

E não é que, pela primeira vez, o ano realmente começou pra mim só depois do carnaval? Hoje foi o primeiro dia de aula na Faculdade Projeção. Eu já havia dado aula antes, mas foram casos isolados -- em um fim de semana, em uma pós-graduação (não em um curso regular), e um dia nas Faculdades Espam (mas na sexta passada não dei aula porque pedi para ser dispensado, já que existia a possibilidade de eu viajar). Em resumo, só agora que a coisa começa mesmo.

Primeiro dia sempre é divertido. A gente entra na sala e tá todo mundo quietinho, sentadinho no seu canto, poucos olham pro lado... É interessante ver a cara de novidade dos alunos, cuja maioria acabou de sair do segundo grau (recuso-me a dizer "ensino médio"). Atentos, tão quietinhos, tímidos... Ah, se fossem assim pelo semestre inteiro, seria tão bom...

Do lado de cá, não tem jeito: em todo início de semestre, em todas as primeiras aulas, de todas as turmas, sinto um friozinho na barriga. Como serão os alunos? O que acharão? O que vão pensar? Serão bagunceiros? Ou serão devagar, quase parando? Será que me lembro de tudo que devo falar em sala de aula? Será que já vai dar pra começar com algum conteúdo?

Primeiro dia de aula sempre é divertido, tanto no sentido de mim comigo mesmo quanto no sentido de relacionamento com a turma. Ao final da manhã, professor e turma mais soltos, primeiros sorrisos, primeiras brincadeiras e -- para minha alegria -- primeiros comentários não inúteis. Alunos já debatendo o papel da ciência no acúmulo de conhecimento no mundo contemporâneo. Não gosto de criar expectativas e/ou de fazer pré-julgamentos, mas parece que esta turma vai ser muito boa.

Pela primeira vez, meu primeiro dia foi como professor de outra disciplina que não aquela na qual me formei: dei aula de Metodologia Científica. Disciplina que, a propósito, gosto muito -- ela é a consequência da evolução empírica da Filosofia, da qual gosto mais ainda. Daqui a pouco será a primeira turma de Introdução à Ciência Política. Sinto-me à vontade nas duas disciplinas, mas até mesmo pelo conteúdo, sinto-me mais satisfeito na Ciência Política -- pois, como é fácil incluir temas polêmicos, acabo conseguindo provocar mais os brios de meus alunos desta disciplina do que aqueles de Metodologia.

Mas o mais divertido do dia foi perceber como as pessoas mudam seu comportamento quando são alunos. Uma das pessoas que está na cúpula diretora do Projeção -- portanto, hierarquicamente acima de mim -- é minha aluna no NDA, onde dou aula de pós-graduação. Foi divertido -- no bom sentido, não no sentido de deboche -- ver esta pessoa dando um sermão pra alguns professores e, ao me ver -- chegando atrasado --, vir pedir desculpas por ainda não ter me entregue o trabalho que pedi...

À noite terei mais "emoções" a serem compartilhadas!


Um comentário:

Anônimo disse...

Esse é o meu Chu! Fodão!
Mas esse jeitinho brasiliero de enrolar e deixar tudo para depois é horrivel. Ainda bem que meu sangue e minha personalidade é tipo europeu!

Bom, so me resta te desejar um otimo semestre! Sei que está muito triste porque não me dará aula mas tente disfarçar! :P Você ainda é meu mestre de Ciência política preferido :)

Beijão =)