18 de março de 2007

O que é estar sozinho?

Nos finais de semana, é quase sempre a mesma coisa: converso com determinada pessoa no msn, e esta pessoa sempre me deixa irritado porque ela acha que não pode "ficar parada" no fim de semana. Esta pessoa acha ruim o fato de "não ter nada pra fazer" e ter de ficar em casa em "pleno domingo". Esta pessoa diz que sente ódio quando marca alguma coisa com alguém no domingo (geralmente amigas dela) e as pessoas "dão pra trás", deixando-a sem fazer nada.

Relacionando-se com isto, outras pessoas, quando descobrem que moro sozinho em Brasília -- não apenas no sentido de que vivo em um apartamento sozinho, mas também no sentido de que não há ninguém da minha família aqui --, perguntam-me: "Como você consegue morar sozinho? Não é ruim?"

Parece-me que as pessoas acham que, para serem/estarem felizes, elas precisam estar rodeadas de pessoas, sejam conhecidas ou não. Parece-me que as pessoas projetam sua alegria e felicidade na presença de outros, e não em si próprias.

Sei que a idéia a seguir é um clichê, mas eu acredito piamente nela: se não estivermos bem conosco mesmos, será possível que a "mera" presença de outra(s) pessoa(s) vai nos fazer melhorar? De que adianta estarmos rodeados de diversas pessoas, sejam elas familiares, amigos ou desconhecidos, se não estivermos satisfeitos com nossa própria vida?

É claro que, às vezes, sentimos falta de outras pessoas que nos são próximas. Ontem mesmo, sábado, falei para uma amiga minha que eu estava "querendo colo", pois gostaria de ter a companhia de alguém. Mas... Querer colo não significa dizer que eu preciso da presença de alguém o tempo todo para estar satisfeito comigo mesmo.

É por isso que (eu acho) as pessoas se surpreendem quando digo que o parente mais próximo meu mora a 850 km daqui e, mesmo assim, eu estou bem. Estou bem porque estou satisfeito comigo, não tenho do que reclamar, estou feliz comigo próprio e, principalmente, com o que sou capaz de fazer. Se estou feliz comigo, por que preciso estar com alguém ao meu lado ou sair o tempo todo para me sentir satisfeito? Acredito que, se alguém tem tanta necessidade destes subterfúgios, significa dizer que tal pessoa não está satisfeita consigo mesma, e de nada adiantará o contato com outros -- irá apenas prejudicá-los, e não melhorará em nada a sua própria vida.


3 comentários:

Káh disse...

Chuzinho!
Ja vi que só dá eu por aqui! Sou uma seguidora fiel kkkkkkkkk

Mas concordo plenamente contigo, é como dizem "Antes só do que mal acompanhado"
Prefiro ficar sozinha do que com um monte de gente falsas ao meu redor. Ou ficar conversando horas e horas via internet com amigos (inclusive e principalmente você) e ouvindo jovem pan do que sair para qualquer lugar apenas para não ficar em casa! :)

Essa vida de psicologo é Freud´s

Beijãoooooooo!

Káh disse...

Chuzinho!
Ja vi que só dá eu por aqui! Sou uma seguidora fiel kkkkkkkkk

Mas concordo plenamente contigo, é como dizem "Antes só do que mal acompanhado"
Prefiro ficar sozinha do que com um monte de gente falsas ao meu redor. Ou ficar conversando horas e horas via internet com amigos (inclusive e principalmente você) e ouvindo jovem pan do que sair para qualquer lugar apenas para não ficar em casa! :)

Essa vida de psicologo é Freud´s

Beijãoooooooo!

Cláudia Paula disse...

Oi! Adorei seu blog, deixo aqui o convite para que retribua essa visita!!!

"estar sozinho"

"São horas talvez de eu fazer o único esforço de eu olhar para a minha vida. Vejo-me no meio de um deserto imenso. Digo do que ontem literariamente fui, procuro explicar a mim próprio como cheguei aqui!"

(Fernando Pessoa)
-------------------------------

"estar entre muitos"

"Sempre me senti isolado nessas reuniões socias: o excesso de gente impede de ver as pessoas"

(Mário Quintana)

-------------------------------

Mesmo sabendo que "estar só" não é sinônimo de solidão, lhe deixo essa frase de um filósofo querido!!!

"A solidão é a sorte de todos os espíritos excepcionais."

(Arthur Schopenhauer)

------------------------------
Quando conseguimos nos fazer companhia, fica mais fácil e agradável estar na companhia de outros!

Um beijo

Cláudia de Paula
.