31 de julho de 2007

Ai ai viu...

Hoje o povo tá rápido na leitura do meu blog. Rápido e chato. Rápido e inconseqüente no que dizem.

Conversando com certa pessoa no msn, que leu minha postagem sobre o dia de hoje, tal pessoa veio querer tirar uma onda comigo: "Mas que vergonha! Você se matriculou em apenas duas disciplinas no próximo semestre? Eu, no meu curso [de Direito, diga-se de passagem], estou fazendo 6 disciplinas neste semestre! Você é fraco mesmo!" A pessoa falou outras coisas, todas seguindo o caminho da frase acima, mas, para poupar meus leitores de tamanha desfaçatez, limito-me a parar por aqui na descrição dos argumentos e das gracinhas de tal pessoa.

Durante a conversa, eu, no auge da minha personalidade "um pouco brutinha", deixei a pessoa ser feliz por alguns minutos, e esperei o momento e o local certos para "dar o troco". O momento é agora, o local é aqui mesmo. Senão vejamos:

  1. A pessoa estuda em uma instituição que dá a seguinte ordem aos seus professores: "Vocês não podem reprovar mais do que 3% de alunos das turmas. Se vocês reprovarem mais que isso, vocês serão demitidos." Eu falo com conhecimento de causa, pois já dei aula em tal instituição (e "fui saído" justamente porque eu reprovei mais do que 3% da turma e tive uma certa discussão "agradável" com um dos principais coordenadores da instituição). Conseqüentemente, é fácil fazer 6 matérias quando você sabe que suas chances de reprovar são baixíssimas.
  2. Se há tal regra na instituição, significa dizer que o aluno é aprovado não por méritos próprios, mas por (boa) vontade do professor. E o que garante que você, pessoa, tem capacidade própria para ser aprovada nas suas seis disciplinas?
  3. Apenas uma mula sem cabeça (a contradição é de proposito) poderia querer comparar a graduação com o doutorado. São níveis diferentes, e é óbvio que o doutorado é muito mais difícil. Para que você tenha uma idéia, na semana passada eu li mais de 600 páginas para fazer um trabalho de no máximo 10 páginas. Para escrever tais 10 páginas, tive de me basear em 12 referências bibliográficas -- sendo que, destas, 10 são livros completos, uma foi uma palestra que assisti e a última é um jornal que só está disponível on-line. Detalhe: apesar de ter lido estas mais de 600 páginas em uma semana (quero ver você ler 60 páginas em uma semana), eu não li todos os textos desta disciplina. Eu fiz as contas: se eu tivesse lido tudo o que a professora solicitou, teriam sido 1.100 páginas de texto. Façamos as contas: foram 18 aulas neste semestre, ou seja, 18 semanas (uma aula por semana). Mil e cem páginas divididas por 18 aulas dá uma média de 61 páginas por semana. Isso só de uma disciplina -- no semestre passado eu fiz duas disciplinas.

Não quero, com esta minha pequena resposta, dizer que sou melhor do que você. Discordo totalmente dessas pessoas que se acham superiores do que outras em tudo. Todos temos capacidades para fazermos tudo que quisermos -- basta corrermos atrás. Agora, vir dizer que sou "fraco" só porque eu faço "apenas" duas disciplinas enquanto você faz seis...

Portanto, "pessoa", quem é fraco aqui? Ah, vá para o inferno!


Um comentário:

P. disse...

Afe, homem bruto!
É por isso que eu te adoro...

Beijo :*