30 de julho de 2007

Heróis?

Agora, depois da letra da música, algo mais sério (não que a música não seja). Existem heróis brasileiros?

Faço a pergunta porque, nestas duas últimas semanas de Pan, esta foi uma das palavras que mais li na revista Época, mais ouvi na Globonews e mais li no portal G1 (todos eles partes do conglomerado das Organizações Globo). Era "herói" pra cá, "herói" pra lá", "nossos novos heróis", "o heroísmo de nossos campeões", e por aí vai. E fiquei a pensar: heróis?

Segundo o dicionário on-line da empresa Priberam, herói é o seguinte:

s. m.,
homem extraordinário pelas suas qualidades guerreiras, triunfos, valor ou magnanimidade;
Lit.,
protagonista ou personagem principal de uma obra literária;
a figura mais exaltada em um poema épico;
Hist.,
nome que os Gregos davam aos grandes homens divinizados;
deprec.,
homem notável pelos seus desmandos, que se envolveu em aventuras e escândalos.

Aí eu fiquei pensando: será que os atletas brasileiros são "heróis"?

Das definições acima, a que mais faria um atleta brasileiro se aproximar do conceito de herói seria a primeira: uma pessoa "extraordinária pelas suas qualidades guerreiras, triunfos, valor ou magnanimidade". Mas mesmo assim, para mim chamar um atleta que ganhou uma medalha de ouro de "herói" soa meio falso. Falso porque o cara fez/faz aquilo pela vida inteira, dedica-se apenas àquilo, ganha para fazer aquilo... Então, na hora do "vamos ver", ele tem mesmo é que ganhar uma medalha de ouro (só a de ouro serve, como já postei anteriormente por aqui. Prata e bronze não significam nada pra mim.) Nem mesmo o Ayrton Senna, que pra mim foi, é e continuará sendo o maior atleta que o Brasil já teve, nunca foi um herói pra mim, quanto mais esses filhinhos de papai riquinhos que tiveram bons investimentos desde a infância e que não têm nada na cabeça a não ser buscar um bom patrocinador vão ser heróis!

Provavelmente muitos não concordarão comigo, com as palavras acima, e nem mesmo com as palavras abaixo: herói pra mim são os bombeiros. E não falo isso porque eles estiveram meio que em evidência na semana passada, por causa do acidente com o avião da TAM. Falo isso porque sempre, em qualquer merda que acontece, eles são os primeiros a aparecer. Em qualquer merda que acontece, eles são os que vão lá enfrentar o perigo de um prédio desabando, por exemplo. Eles que, no seu anonimato, conseguem salvar vidas. O argumento é o mesmo: são pagos pra fazer isso e estão lá porque querem (pelo menos, eu acho que é o caso da maioria), e por isso têm de ser bons no que fazem. E o fazem, e o fazem de maneira anônima. Esses sim são heróis, são pessoas "de valor", como nos diz o dicionário.

Não adianta. Pra mim, nenhum atleta contemporâneo, em qualquer esporte, é um "herói". Só porque foram lá e ganharam umas medalhinhas não os tornam melhores que ninguém, não a ponto de se destacarem e serem tão paparicados pela mídia (= Globo) a ponto de merecerem o rótulo de "heróis". Até porque os heróis de hoje, se se ferrarem nas Olimpíadas do ano que vem, transformar-se-ão em "patinhos feios". A Daiane dos Santos que o diga: alguém ouviu falar da nossa "heroína que consegue dar um salto sei lá como que só ela consegue no mundo todo" neste Pan? Não, ela sumiu.

Heróis de verdade nunca somem.


Um comentário:

Káh disse...

Sem contar que os atletas tem a obrigação de vencer, não basta estar entre os bons tem que ser o melhor e um verdadeiro herói é guiado por ideais nobres e altruístas! Será que os atletas fazem isso?

Beijão e tenha uma excelente semana!