27 de julho de 2007

Será que este tipo de livro presta?

Ontem, antes de dormir, enquanto eu fazia minha inalação e tomava meu chá, comecei a ler um livro que uma amiga me emprestou em junho e que, até então, nem havia posto a mão. Ao final da introdução, deparo-me com o seguinte parágrafo:

Isso não significa que esta obra é uma narrativa doutrinária ou ideológica. A comunidade de inteligência norte-americana, ou ao menos parte significativa dela, trava uma guerra surda contra a entourage de George W. Bush, que, há alguns anos, manipulou e torceu as investigações de campo até conseguir a documentação que "comprovava" o suposto programa de desenvolvimento de armas de destruição em massa do Iraque. Essa comunidade pode ou não ter compromissos com a verdade, mas certamente está interessada em preservar a própria reputação.
Destaques em itálico feitos por mim

Por enquanto não divulgarei o nome do livro, pois quero terminar de lê-lo todo para fazer os comentários completos. Sei que ontem li até a pág. 44, e agora à noite vou ler mais um pouquinho.

O que me chama a atenção neste livro é a fragilidade de seus argumentos e a estupidez de sua narrativa. O livro está falando de um órgão dos EUA, e afirma que "essa comunidade pode ou não ter compromissos com a verdade (...)"! Pra mim é ilógico: como um livro, baseado nas informações deste órgão do estado americano, pretende ser sério se, em sua própria introdução, ele deixa claro que não sabe se tal órgão tem compromissos com a verdade?

Isto porque eu estou me referindo agora a apenas este detalhe e nada mais. Estou ainda na introdução (que é bem grandinha, vai até a pág. 65). Já dei uma folheada no restante do livro e vi que qualquer um escreve o que está lá... Veremos o que o "núcleo" do livro irá me oferecer!


Nenhum comentário: