30 de agosto de 2007

O dia foi excelente

De manhã, dei aula de Metodologia. Mas me surpreendi: ainda que meus alunos tenham seguido o padrão e tenham me chamado de louco porque eu dei meu projeto de doutorado para eles analisarem, eles se interessaram pelo assunto e exigiram (isto mesmo, exigiram) que eu explicasse todo o contexto que me fez escrever tal projeto. Fiquei quase 30 minutos falando sobre a Rússia para eles -- e falar sobre a Rússia, em qualquer ocasião, é algo que me deixa extremamente satisfeito. Além, é claro, de eu ter ficado surpreso -- mas feliz -- pelo fato dos alunos terem se interessado por algo que não está diretamente relacionado com a área deles. Foi bastante compensador.

À tarde fui para a UnB e tive uma aula excelente. O professor é ótimo e, melhor ainda, divertido. Ele é mineiro, o que significa dizer que, vez ou outra, solta umas frases ou com sotaque, ou "típicas" da terra dele, o que torna a aula bastante agradável. Não que ele precisasse disso, pelo menos não pra mim, já que o conteúdo é interessante para mim e, ainda que hoje eu estivesse morrendo de sono, anotei quase tudo que ele falou (em duas horas e meia de aula escrevi quatro páginas do caderno).

Por fim, à noite, dei uma aula -- que eu pessoalmente gostei muito -- sobre a origem do estado. Não sei se meus alunos acharam a aula boa, mas eu me senti satisfeito porque consegui articular todos os itens que historicamente contribuíram para o processo de formação do estado em um todo coeso. Não que eu não tivesse feito isso antes, mas é que hoje eu senti que me superei. E consegui isto graças justamente à minhas aulas de quinta no doutorado, que estão me dando um embasamento teórico substancial para as minhas aulas -- basta dizer que o conteúdo desta disciplina é justamente sobre os aspectos políticos, econômicos, sociais e culturais que deram origem ao processo de formação e à subseqüente consolidação do estado português entre os séculos XIII e XVI. Para mim é excelente.

O único porém do dia ficou para um ponto: só faltou a definição do preço da minha passagem, o que até hoje não ocorreu. Mas amanhã vou dar um aperto nas agências para as quais liguei, já que quero resolver isto o mais rápido possível. Em resumo, o dia hoje foi ótimo.


Nenhum comentário: