30 de outubro de 2007

Antes de dormir...

Não podia deixar de fazer um último comentário.

Por que as pessoas, ao invés de reclamarem da vida, não tentam fazer alguma coisa para sair da rotina?

Eu não entendo. Há pessoas que nascem com a faca e o queijo na mão. E não me venham com conversa pra boi dormir: já mostrei, em outra postagem, que qualquer pessoa que tenha condições de pagar uma faculdade faz parte de uma elite econômica (nem sempre faz parte da elite intelectual), portanto não pode se chamar de pobre e vir com o argumento de "não tenho dinheiro para fazer isto ou aquilo". Pode não ter dinheiro sobrando, mas deve ter dinheiro pra fazer um mínimo.

Mas aí as pessoas ficam se lamentando, reclamando de tudo na vida. Quando as pessoas vão entender que a nossa vida é feita por nós mesmos? Se eu sou infeliz, é porque fiz escolhas que me levaram por este caminho ruim, e cabe a mim dar um jeito de sair de tal caminho, fazendo novas escolhas, e caminhar na direção "correta" (sendo este "correto" entre aspas mesmo, porque o conceito do que é ou não correto depende da visão de cada um).

Aí muitos dirão: "Mas não posso fazer nada, meus pais não deixam". Então, por que, ao invés de reclamar da vida imprisionada de "meu pai não me deixa fazer nada", as pessoas não aproveitam o pouco que têm junto aos pais? Por que, ao invés de olhar o lado negativo, não tentam ver o lado positivo? E sim, tudo tem um lado positivo na vida -- assim como tudo tem um lado negativo. Não há nada que não tenha os dois lados. Basta a cada um de nós tentar ver o lado positivo e esquecer o negativo.

Se tem algo que me irrita é esta mania que os brasileiros em geral têm de 1) colocar a responsabilidade por suas mazelas no outro (pai, mão, tio, sobrinho, cachorro, papagaio, governo) e 2) esperar que o outro, que é responsável pelas mazelas, resolva a situação (vejam a contradição: eu acho que meu pai é responsável pela minha vida de merda, mas fico esperando que meu pai resolva a minha situação. Totalmente ilógico). Se os brasileiros em geral parassem com esta mentalidade pequena, poderiam melhorar muita coisa -- se não na vida coletiva do país, pelo menos em suas vidas individuais.

Neste ponto os americanos dão de 1000 a zero em nós: eles não ficam esperando pelo outro, eles não ficam esperando pelo estado, eles não esperam por nada nem ninguém. Se viram. Correm atrás. Aproveitam-se das oportunidades que têm. Individualismo exacerbado? Sem dúvida alguma. Mas pelo menos não se acomodam em um canto vendo o tempo passar e reclamando que "não têm nada pra fazer". Não ficam criando ilusões para si próprios dizendo que não conseguem fazer as coisas ou entendê-las porque "são burras", em uma espécie de auto-piedade (forçada).

Por que estas pessoas que dizem que não têm nada pra fazer não se aproveitam do tempo livre e vão fazer um curso de... Astronomia?


Nenhum comentário: