24 de outubro de 2007

Esqueci-me de dizer

Ontem eu quase não escrevi no blog porque passei a tarde inteira relendo os textos sobre o seminário que eu apresentei hoje à tarde. Já havia lido os textos uma primeira vez na semana passada, reli no domingo -- e montei o seminário -- e decidi reler ontem à tarde. Foi tranqüilo, apenas 30 páginas em português e 40 páginas em inglês (vão em frente, digam que estou me exibindo. Fodam-se se disserem isso.)

Mas ontem um fato acontece que quase me fez deixar a releitura de lado: chegaram 4 livros que comprei na Amazon.com. Para você, leitor, talvez não haja sentido sentir-se feliz em comprar um livro; para mim isto é quase tão bom quanto ter um orgasmo, ainda mais quando 1) o livro é realmente bom e 2) o livro é necessário para você fazer sua tese e receber o título de doutor.

O tema dos 4 livros, claro, é a Rússia (e ainda faltam chegar outros 4 livros). Um deles é um guia de viagem bem grandinho (mais de 700 páginas). Ainda que eu já tenha ido à Rússia 5 vezes, desta vez vou a lugares que não conheço e, como vou sozinho, preferi comprar o guia. Muito bom, valeu a pena.

Um dos outros livros é sobre a história da Rússia de maneira geral (mais de 700 páginas também). Mas o importante deste livro é que o autor dá uma ênfase bastante grande sobre o processo histórico de formação do estado nacional russo, que é um dos pilares da minha tese. Li apenas a introdução do livro, mas parece-me que realmente vai valer a pena.

Os outros dois livros são bem específicos. Um é sobre o processo de formação da identidade nacional russa (que 1) não é o mesmo que formação do estado e 2) corresponde ao outro pilar da minha tese). Deste livro li apenas a contra-capa, e já estou louco para começar a lê-lo logo. O outro livro é ainda mais específico: traz a transcrição de diversos documentos históricos que servem como base empírica para o meu trabalho -- em outras palavras, são documentos, decretos e leis que criam isto ou aquilo outro, permitindo-me que eu comprove tudo o que eu vou estar escrevendo na tese.

Para coroar toda a alegria, eu paguei, em dólares, o equivalente a 35% do que eu pagaria se tivesse comprados estes livros -- em inglês -- em livrarias brasileiras. Ou seja, eu comprei o mesmo livro, paguei o frete internacional e, ainda assim, saiu muito mais barato. Pra que melhor? :D


Nenhum comentário: