28 de outubro de 2007

Por que o outro não pode "se dar bem"?

O brasileiro é invejoso. Um indivíduo não pode exprimir o que realmente sabe fazer sem ser chamado de "exibido".

Se alguém fala bem de si próprio, já é automaticamente chamado de "metido", de "exibido", de "convencido" ou algo do tipo.

Eu creio que a inveja seja algo natural do ser humano. Quando o outro tem algo que não temos e que gostaríamos de ter, obviamente vamos ter um certo "ciúme".

No entanto, neste ponto eu sou extremamente liberal, ideologicamente falando: se o outro tem e eu não tenho, é porque ele tem alguma característica que faz com que ele tenha e eu não. Isto pode parecer óbvio mas, infelizmente, não é! Preferimos pensar pelo lado "o outro está sendo exibido" ou "o outro tem quem indica e, por isto, se deu bem" do que pelo lado "o outro fez por merecer, e eu não, e por isso ele tem e eu não".

Por que, então, não vai cada um cuidar da sua vida e deixar os outros serem felizes? Por que cada um não vai olhar pro seu próprio umbigo e fazer por merecer o que quer atingir na vida, ao invés de ficar reclamando da bonança dos outros? Acho que, neste aspecto, se cada um cuidasse do seu e deixasse de querer menosprezar o outro porque o outro é melhor do que eu mesmo, todos sairíamos ganhando.


Nenhum comentário: