7 de outubro de 2007

A verdade (?)

Luta de Che Guevara ainda é atual, diz Emir Sader
Para esse pensador de esquerda, guerrilheiro também queria um 'outro mundo possível'.
'Tudo que é rebelde e solidário atualiza a presença de Che', afirma.

A luta do idealista Che Guevara ainda é atual, defende o filósofo e cientista político Emir Sader. Mesmo 40 anos depois de sua morte os ideais de humanismo, solidariedade e rebeldia "atualizam a presença de Che", afirma Sader, um dos organizadores do Fórum Social Mundial, cujo lema é "um outro mundo é possivel".

Esquerdista, Sader tem uma visão bem diferente da de Alvaro Vargas Llosa, que em entrevista ao G1 disse que Che "incorporou o pior na tradição da violência política na América Latina e acabou contribuindo para o subdesenvolvimento do continente".

"Che teve um papel, e continua tendo, em que expressa a rebeldia, a vontade revolucionária diante da exploração, das injustiças, da opressão e da alienação", afirma Sader, que ressalta a impressionante difusão da imagem do líder guerrilheiro no mundo (veja fotos), mesmo sem ter nenhum tipo de promoção, nem de Hollywood, nem de qualquer companhia privada. " Nenhum produto comercial está associado mundialmente a Che, só sua imagem e que está associada a ele."

(Leia a íntegra aqui.)


Nenhum comentário: