21 de fevereiro de 2008

Desisto -- mas não páro de pensar

Eu estava aqui esperando pra ver se a chuva ia embora, mas até agora nada. Infelizmente. O jeito vai ser esperar mesmo até 2015, quando acontecerá outro eclipse deste tipo :(

Pra terminar, algumas frases que li em uma reportagem à pág. 17 da revista "Filosofia", nº 18. O itálico e negrito é por minha conta.

"Descartes se debruçará sobre as causas e as formas do erro, localizando a sua origem em duas atitudes básicas, chamadas por ele de 'atitudes infantis': a) a 'prevenção', que é a facilidade com a qual o nosso pensamento se deixa levar por opiniões e idéias alheias (colocadas em nós pelos professores, pelos livros e pelas autoridades); b) a 'precipitação', que consiste na facilidade e na velocidade com que nós emitimos juízos sobre as coisas antes mesmo de verificarmos se as nossas idéias são ou não verdadeiras (neste caso, são opiniões que emitimos como conseqüência do fato de nossa vontade ser mais forte que o nosso intelecto). (...)"

Eu gostaria muito que certas pessoas, que entraram em minha vida no ano passado, lessem e relessem as frases destacadas e refletissem. Mas talvez isto seja difícil -- como disse Descartes, que viveu entre 1596 e 1650, talvez estas pessoas tenham mais vontade própria -- agir por impulso -- que intelecto -- agir de maneira pensada. E olha que elas me demonstraram justamente o contrário...

Como se vê, a despeito de ter escrito isto há 400 anos atrás, Descartes continua atual. E tem gente que diz que a Filosofia "nada mais é do que uma grande viagem"...

Enfim, é a vida.


Nenhum comentário: