11 de fevereiro de 2008

Um pouquinho de erudição

... Porque nem só de comentários pessoais vive este blog.

2008 começou quente

(Original aqui.)

Os primeiros indicadores importantes mostram que 2008 começou quente. Para a venda de veículos (das montadoras para o comércio), o último mês foi simplesmente o melhor janeiro da história da indústria automobilística. E notem que o setor veio muito bem no ano passado, de modo que se está comparando com uma base elevada.

Outro dado conhecido hoje também indica forte atividade econômica. Trata-se do fluxo de carros e caminhões nas estradas pedagiadas: subiu 1,2% em janeiro de 2008, em relação a dezembro de 2007, com ajustes sazonais. Em relação a janeiro/07, o crescimento foi de expressivos 6,6%, sendo mais forte a expansão no fluxo de caminhões de carga (7,9%).

E se as pessoas estão circulando mais com seus carros, é sinal de que têm renda maior. Se há mais circulação de caminhões, é porque há mais mercadorias a entregar.

Os números do comércio externo também indicam forte expansão econômica. Começa pelas importações, que alcançaram US$ 12,3 bilhões em janeiro, um salto de 40% sobre o mesmo mês de 2007. Todas as compras cresceram, de produtos de consumo a insumos e máquinas.

Isso significa forte aquecimento da demanda interna.

E também as exportações foram bem. Com US$ 13,2 bilhões, bateram o recorde para os meses de janeiro. Cresceram 20%, menos que as importações, mas um resultado vigoroso e, de novo, sobre base muito elevada de 2007.

Ou seja, a economia terminou 2007 acelerada e parece que começou 2008 mantendo o pé lá embaixo.

Até aqui, pelo menos, a crise externa continua externa.


Um comentário:

Paulo disse...

É bom saber que a economia tem crescido assim por esses numeros apresentados. Agora é só esperar o Governo Federal liberar um verba para "tapar" os buracos! E achar que isso é suficiente para resolver o problema...é Lula lá e nós aqui na M&R%@.