7 de fevereiro de 2008

Ver os originais: não tem preço

Estava eu a reler um dos trabalhos que fiz no semestre passado para o doutorado -- trabalho este que está sendo publicado diariamente em meu outro blog -- e, mais uma vez, me dei conta da satisfação que tive ao visitar museus na Rússia nos quais estavam os documentos que cito em tal trabalho.



A primeira imagem se refere à decisão tomada por Ivan III de invadir Novgorod em 1478; a partir de então Moscou efetivamente se transformou no centro do estado russo de então. E a segunda imagem se refere a uma decisão simbólica, mas bastante efetiva: na imagem está a vontade de Ivan III de trazer o sino de Novgorod para Moscou. Resumidamente, a história é a seguinte: Novgorod era uma espécie de democracia ateniense, com participação popular de "todas" as classes sociais. Quando havia reunião na assembléia da cidade -- responsável por criar leis e escolher cargos, por exemplo -- um sino era tocado, chamando "todo mundo" pra participar da assembléia. Assim, para mostrar que a partir de agora era ele, Ivan III, quem mandava, e não mais o "povo", Ivan III ordenou que o sino fosse retirado da assembléia de Novgorod e mandado pra Moscou, onde ele mesmo poderia "vigiar" o sino.

Uma coisa é ler sobre o assunto; outra é ver os próprios documentos sobre os quais eu li. Muito interessante e "educativo", se é que posso falar assim...


Nenhum comentário: