19 de junho de 2008

Interessante

Apesar de ser uma quinta-feira -- o que implica dizer que logo mais darei aula para uma turma não muito agradável --, o dia está extremamente interessante. Aliás, esse "interessante" começou ontem à noite, quando terminei de dar aula para a turma mais agradável deste semestre e, sem querer, engatei em uma boa conversa com um dos melhores alunos da turma.

A conversa de ontem girou ao redor do tema "auto-conhecimento". Interessante porque começamos a falar da relação "igreja x estado" e terminamos falando que as pessoas, em geral, têm um vazio nas suas vidas e que buscam preencher esse vazio por meio da religião e/ou da tecnologia, ao invés de buscarem se auto-conhecer para saber exatamente do que precisam. (Se alguém quiser mais detalhes, perguntem.)

A conversa de hoje de manhã girou em torno da necessidade de... "Auto-conhecimento". Conversei com um professor sobre as perspectivas da profissão, e foi interessante escutá-lo falando sobre a necessidade de nos auto-conhecermos para podermos definir o que queremos de nossa profissão -- se a realização pessoal de fazer alguém crescer intelectualmente ou o enriquecimento financeiro que é relativamente possível de ser obtido com a profissão.

Por fim, a conversa do início da tarde pelo msn não girou diretamente ao redor do mesmo tema, mas nessa conversa foi falado sobre a necessidade que o ser humano tem de fazer mudanças em seu comportamento pra efetivamente conseguir realizar alguma coisa útil. Tudo baseado em uma notícia sobre determinada situação. O que, no fim das contas, não deixa de ser um auto-conhecimento para se saber o que fazer.

Sinais...

Nenhum comentário: