10 de fevereiro de 2007

Relações entre moral, direito e justiça

Em post anterior (mais antigo), citei Kant. Hoje estava lendo coisas que uma amiga minha escreveu, sobre a relação entre moral, direito e justiça, e lembrei-me deste autor fantástico. Devido ao avançado da hora, deixarei aqui apenas três parágrafos para reflexão. São idéias de Kant, autor que sugiro fortemente que todos -- especialmente alunos de Direito -- leiam.

"A norma moral tem a forma de um imperativo categórico. O comando nela contido assinala a relação entre um dever ser que a razão define objetivamente. O comando moral é categórico porque as ações a ele conformes são objetivamente necessárias, independentemente da sua finalidade material ou substantiva particular.

"A necessidade objetiva do comando categórico faz referência a que o dever moral vale para todos os homens enquanto seres racionais; o móbil, ou princípio subjetivo da ação, que pode variar segundo a situação ou o indivíduo, não determina o valor moral da ação. O critério para a definição da boa conduta moral é formal: a moralidade da ação consiste precisamente na sua universalidade segundo a razão.

"Os princípios morais estão subordinados a um princípio supremo dentro do qual está contida toda a moral kantiana. Este princípio supremo, ao qual Kant chamou de imperativo categórico, foi enunciado da seguinte forma: 'Trabalhe de tal maneira que a máxima de sua ação possa valer como princípio de uma legislação universal'."


Um comentário:

Anônimo disse...

Uh gostei das citações de Kant. Eu estou mesmo precisando ler obras desse cabra!
Boa sorte neste semestre e aproveite teus aluno maduros porque o que deu para perceber você não é muito chegado a garotada do projeção! :)
Em relação aos sistemas totalitarios eu me lembro muito bem, meu ex-professor de Ciência Política explicou até direitinho. Mas eu gosto muito de Nazismo e socialimo e por consequente Hitler e Lênin, e o prof falou muito superficialmente! :P
E não precisa ter ciúmes, você sabe muito bem que quase sempre eu estou te elogiando, é so dar uma lida nos comentários tanto do blog quanto do fotolog! Mas pode deixar que entrarei de greve, tua taxa de elogios está no topo! :P
Beijos