"(...) Rüsen defende a idéia de que o conhecimento histórico sobre determinado assunto é relativo: em primeiro lugar, ele depende dos interesses subjetivos do historiador e, em segundo lugar, depende do próprio presente histórico no qual o historiador vive. Essa também é a premissa desenvolvida por Martins (em Costa, 2002), qual seja, a de que o conhecimento histórico é relacional, ou seja, o caráter relacional surge quando o conhecimento passado é relacionado com o momento atual no qual o pesquisador vive.
"Ainda sobre esse ponto – o da temporalidade do conhecimento histórico científico – acreditamos ser interessante destacar as idéias de Hölscher (1997, 318-9), que seguem o mesmo princípio:
"Hölscher acredita que a veracidade e a validade dos eventos como componentes da História só têm sentido se levarmos em consideração os interesses atuais que temos sobre o evento em questão – idéia esta que está na base da matriz disciplinar de Rüsen: tudo se origina nos interesses atuais do historiador, e o interesse de hoje pode ser – e provavelmente será – diferente do interesse de amanhã."
Fonte:
SILVA, Matheus Passos. Possível enquadramento teórico-metodológico de nossa futura pesquisa no doutorado. Brasília: S/E, 2006. Págs. 5-6.
"Ainda sobre esse ponto – o da temporalidade do conhecimento histórico científico – acreditamos ser interessante destacar as idéias de Hölscher (1997, 318-9), que seguem o mesmo princípio:
Todo evento real do passado (...) pode ser entendido como um elemento não apenas de uma, mas de várias – e até mesmo de um número infinito de – histórias. (...) Várias histórias, ou contextos, podem ser imaginadas, nas quais o evento pode aparecer como um elemento possível.
"Hölscher acredita que a veracidade e a validade dos eventos como componentes da História só têm sentido se levarmos em consideração os interesses atuais que temos sobre o evento em questão – idéia esta que está na base da matriz disciplinar de Rüsen: tudo se origina nos interesses atuais do historiador, e o interesse de hoje pode ser – e provavelmente será – diferente do interesse de amanhã."
Fonte:
SILVA, Matheus Passos. Possível enquadramento teórico-metodológico de nossa futura pesquisa no doutorado. Brasília: S/E, 2006. Págs. 5-6.
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