27 de maio de 2007

Nunca subestimar as pessoas

A gente sempre ouve o título desta minha postagem: "nunca devemos subestimar as pessoas, pois elas geralmente têm mais a nos oferecer do que imaginamos". E, na onda do politicamente correto, que continua infernizando a vida de todos, é o que fazemos (ainda que nas aparências): todos são bonzinhos, todos são legais, todos têm muito a nos oferecer e, se têm problemas, é apenas uma fase. Logo voltarão ao "normal" e poderemos viver felizes para sempre.

Mas, ao mesmo tempo, todos sabemos que não é isto que acontece. Todos sabemos que, no fundo no fundo (ou talvez não tão no fundo assim), há pessoas que menosprezamos. Há pessoas que achamos um lixo, que achamos desnecessárias e, mais que isso, que achamos que não têm nenhuma condição de "chegar aos nossos pés".

Nesta semana, surpreendi-me com determinada pessoa. Na verdade, não posso dizer que foi nesta semana; isto aconteceu quinze minutos atrás.

Esta determinada pessoa "entrou na minha vida" (oh, que frase linda!) há exatos quatro dias atrás. Na verdade, esta pessoa já estava presente há mais tempo, há alguns meses, mas eu nunca a havia notado, a não ser pelo fato de seu nome ser diferente, ser incomum. Mas, tirando isso, não havia reparado a pessoa e, portanto, não havia dado bola pra ela em momento algum.

Qual não foi minha surpresa ao acessar o blog desta pessoa hoje (dezoito minutos atrás). Surpreendi-me porque não fazia idéia de que tal pessoa fosse culta como demonstra ser. Diversas citações de autores que gosto e, mais que isso, perguntas interessantes a serem respondidas, ainda que extremamente difíceis.

Quando digo "surpreendi-me com determinada pessoa", quero deixar algo bem claro: não quero dizer aqui que, antes de "conhecê-la", eu a achava incapaz, burra ou algo do tipo. Apenas era-me indiferente a presença desta pessoa no meu convívio social. Tanto faz quanto tanto fez: se ela estava presente, bem; se não estava presente, bem também. Mas, após ler seu blog, senti-me instigado a continuar mantendo contato. Não sei se esta pessoa vai querer, mas... Não custa tentar!

Para que meus leitores tenham uma idéia: o blog desta pessoa começa com a seguinte pergunta: "No que consiste verdadeiramente o amor?" E por aí vai. Espero que a pessoa consiga responder a tal pergunta.

Pra terminar esta postagem, uma sugestão para vocês que chegaram até aqui: não subestimem ninguém sem conhecer a pessoa, pois provavelmente vocês estarão errados.

E eu espero voltar a este meu próprio blog sempre que eu estiver desanimado com alguém, para reler esta frase que eu mesmo estou digitando...


Um comentário:

P. disse...

Que devo dizer? Não sei.
O que é muito estranho, pois raramente fico sem palavras.Mas fico feliz em saber que "entrei" na sua vida-- isso é realmente muito lindo!
Enquanto a mantermos contato, já estamos fazendo isso, não?

Até quarta
*bju*