24 de julho de 2007

Que coisa...

Ontem, como já expus aqui, fui assistir ao filme "Transformers". Pois não é que recebi um e-mail de uma amiga minha que sempre visita meu blog me criticando por ter ido assistir ao filme? Segundo ela, eu sou um "pensador", alguém que faz parte da "elite intelectual do país" e que, por isso, eu não deveria assistir a tais tipos de filmes; eu deveria, ao contrário, assistir apenas a "filmes-cabeça", e ela inclusive fez menção às minhas primeiras postagens neste blog, no início do ano, quando fiz relações entre filmes que assisti à época e a realidade do mundo de maneira geral e da África de maneira específica.

Bom, a tal pessoa (e a todas as demais que possam pensar como ela), só tenho uma coisa a dizer: o fato de eu ser alguém que usa o cérebro (como a maioria no Brasil, infelizmente, não faz) faz com que eu não tenha o direito de ver filmes-pipoca às vezes? Ora, fodam-se os filmes-cabeça! São importantes? Sem dúvida alguma! Filmes como "V de Vingança", "Diamante de Sangue", "Hotel Ruanda" e "Senhor das Armas", para ficar só em quatro filmes que adoro, são fundamentais para estimular o senso crítico de qualquer indivíduo. Mas o fato de eu ser alguém que faz parte da "elite intelectual do país" não me impede, de maneira alguma, de ir assistir a filmes tais como "Transformers", "X-Men" ou "Homem-Aranha". Até porque eu não tenho a mínima vontade de me tornar um Rubens Edwald Filho, o "melhor" crítico de cinema do Brasil e que faz comentários idiotas sobre filmes excelentes, como já o ouvi fazendo. Como vi um comentário que alguém fez na net: "Por que todo crítico acha que qualquer filme tem de ser uma aula de sociologia? Será que eles nunca se divertem? No que diz respeito ao 'Transformers', entremos no cinema e vejamos o Optimus Prime encher o Megatron de porrada e só, acabou ali. Que mal há nisso?"

Pra terminar, um exemplo. Todo mundo acha que os seis filmes da série "Guerra nas Estrelas" (ou os oito filmes, se considerarmos como parte da história os dois desenhos de uma hora cada que se situam entre o Episódio II e o Episódio III) não passam de ficção científica e de "filmes-pipoca", certo? Pois fique sabendo (dirijo-me à pessoa que me mandou o e-mail) que existem quatro trabalhos acadêmicos na UnB sobre a história toda. Como isso é possível? Muito simples: o trabalho mais interessante, por exemplo (que é uma dissertação de mestrado), analisa as relações de poder entre os principais personagens e mostra como a ideologia liberal está presente na cabeça dos rebeldes que lutam contra Darth Vader, ao passo que este tem interesse em criar um regime totalitário -- outro conceito fundamental em Ciência Política. Quer mostra mais clara de que "filmes-pipoca" assim o são se assim forem vistos por quem não usa o cérebro? Duvido que você (novamente dirijo-me à pessoa) seja capaz de enxergar o conteúdo sócio-político presente por trás da trilogia "X-Men"...


Um comentário:

Káh disse...

Esse povo não conheçe o meu Chuzeco! (Não como eu :P)

Beijos meu zoiudinho! hihihi