19 de agosto de 2007

Inocência

Nesta semana recebi de quatro pessoas diferentes, que considero "com a cabeça no lugar", e-mails sobre temas diversos. No entanto, todos eles tinham algo em comum: uma história do tipo "alguém está sofrendo e, se você repassar este e-mail, a pessoa que sofre será ajudada".

Surpreendeu-me receber tais e-mails porque já foi amplamente divulgado o fato de que estas situações não existem. Nada mias são do que spams (há um outro nome específico ao invés de spam, que se não me engano é "hoax") para encher as caixas postais dos desavisados e também para atrapalhar o tráfego na internet -- lembrem-se de que cada e-mail enviado, por menor que seja, soma alguns KB na rede, causando lentidão para todos.

Outro e-mail absurdo que recebi -- também de pessoas que têm (ou que eu achava que tinham) noção das coisas -- é aquele falando que no dia 27 de agosto haverá duas luas no céu. Gente, acordem! Por mais perto que Marte esteja no céu, ele não se parecerá, de forma alguma, com a lua -- isso é simplesmente impossível, devido à enorme distância que nos separa de tal planeta. Para que Marte pudesse aparecer no céu do tamanho da nossa lua, ele deveria estar a mais ou menos 800 mil km da Terra -- e, no próximo dia 27, ele estará a 55,8 milhões de km da Terra. Acho que há uma "pequena" diferença entre 800 mil km e 55,8 milhões de km...

Leitores: como diz uma amiga minha, aprendam a usar o órgão mais importante do seu corpo: o cérebro.


Nenhum comentário: