21 de setembro de 2007

Absurdos do nosso Brasil (II)

CPMF arrecada recorde de R$ 23,8 bilhões no ano
Governo atribui aumento na arrecadação ao crescimento econômico.
Até agosto, arrecadação global de tributos federais atingiu R$ 385,83 bilhões.

(Leia a íntegra aqui)

Eu fico pensando: o governo arrecada absurdos de impostos (o equivalente a 40% de toda a renda nacional). É uma baita dinheirama, que daria para fazer muita coisa.

Mas não faz. Alguém vê o dinheiro dos impostos investidos em infra-estrutura? Ou em melhoria de saúde e educação? Ou na melhoria da qualidade de vida? Ou em preservação do meio ambiente? Não, ninguém vê nada disso. Então, para onde vai esta dinheirama?

Uma parte vai para o bolso dos políticos, sem dúvida. Mas a maior parte vai pelo ralo. Gasta-se muito, e gasta-se mal. Ao invés de fazer investimentos em infra-estrutura, o governo prefere aumentar a máquina pública, criando cargos e mais cargos para lá e para cá -- sejam cargos de confiança, sejam cargos por meio de concursos. E perdoem-me aqueles que acham que o ideal é arrumar um emprego público, mas o governo deveria tentar enxugar ao máximo a máquina pública para evitar tantos gastos.

Se o governo não gastasse tanto, e se não gastasse mal, não precisaríamos pagar tanto de imposto. E não precisaríamos encontrar subterfúgios -- ou falácias -- do tipo "a arrecadação aumentou porque o país cresceu". É a mesma coisa de dizer que "temos problemas nos aeroportos porque aumentou a demanda".


Nenhum comentário: