15 de setembro de 2007

Portugueses...

Como está sendo amplamente divulgado, deveria haver uma reforma ortográfica na língua portuguesa a partir do início do ano que vem.

Deveria.

Por que? Porque Portugal está enrolando e não quer ratificar o acordo. E, se Portugal não participa, realmente não há como haver peso político na mudança -- afinal de contas, perdoem-me os africanos, mas não dá para comparar politicamente Brasil e Portugal, por um lado, com Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Timor Leste, por outro.

E por que Portugal não assina o tal acordo? Porque eles acham que haveria uma "brasilianização" da língua portuguesa, já que em Portugal seriam alterados mais ou menos 1,5% das palavras, enquanto aqui no Brasil a mudança seria de apenas 0,5%.

Cá, entre nós, eu sou meio que contrário a algumas mudanças, mas é uma questão pessoal apenas -- eu acho estranho escrever "voo" ao invés de "vôo", ou "ideia" ao invés de "idéia". Mas, por outro lado, a idéia (ops, ideia) original do tratado é boa -- unificar o português como língua internacional e aumentar sua força e importância política no mundo (ocidental, pelo menos).

Mas, pra variar, no meio do caminho lá estão os portugueses, reclamando de tudo, como sempre...


Nenhum comentário: