24 de outubro de 2007

A alegria de ser útil

Para mim, não há coisa melhor na minha profissão do que ver que estou sendo útil a algum aluno por estar ensinando algo para o mesmo.

Hoje dei aula para uma turma pela qual tenho muito carinho e consideração (ainda que eles sejam bagunceiros demais). No intervalo, um aluno da turma veio conversar comigo bastante sem jeito, e depois de muito custo (posto que ele estava envergonhado) ele me disse que se sente feliz porque ele sempre teve dificuldade para estudar e que a minha matéria (Metodologia), ainda que fosse bastante abstrata, estava permitindo que ele se organizasse melhor para poder efetivamente aprender a estudar.

Fiquei feliz.

Pode até ser mentira; pode até ser um teatrinho da parte dele para tentar ganhar pontos extras (como alguns dirão, ainda que saibam que isto não funciona comigo. E eu realmente acho que não foi este o caso.) Mas, mesmo que seja, eu gostei muito de ouvir o que ele me falou. Não porque eu seja exibido e fique me achando o máximo (eu realmente não me acho o máximo, e sei que todos dirão o contrário -- fodam-se), mas porque eu realmente me sinto satisfeito em saber que, de uma forma ou de outra, estou contribuindo para o crescimento intelectual de alguém -- o tipo de crescimento, à parte o espiritual, que considero mais importante para qualquer pessoa. É muito bom saber que aquilo que faço tem relevância para alguém além do mero "ganhar notas" -- até porque ganhar nota qualquer um ganha, mas aprender é outra história...


Nenhum comentário: