24 de outubro de 2007

Resposta ao Rodrigo

Prezado Rodrigo, boa noite (ou bom dia, sei lá).

Em primeiro lugar, gostaria de agradecer pela sua presença aqui no meu blog. É bom saber que as pessoas vêm aqui. Só espero que elas saiam daqui com "algo mais" do que quando chegaram -- ainda que o foco deste blog aqui não seja acadêmico (pra isto tenho o outro).

Em segundo lugar, eu gostaria de dizer o seguinte: quando digo que vou fazer uma sacanagem bem feita com as minhas turmas neste semestre (isto não é exclusividade da sua turma), eu não quis dizer que vou tripudiar em cima de ninguém. Quis dizer que vou fazer uma prova com nível de dificuldade acima da média -- e, para o aluno, sei que isto é visto como "sacanagem". A "sacanagem" à qual me referi é criar meios para que os alunos efetivamente estudem e aprendam alguma coisa -- afinal de contas, é para isto (em princípio) que os alunos estão em uma faculdade. Portanto, não pense que a "sacanagem" é uma "vingancinha" ou coisa do tipo -- não sou moleque pra fazer este tipo de coisa. Apenas exigirei mais do que eu o faria se meus alunos (a grande maioria, de forma geral) não tivessem cometido a imprudência de fazer exatamente aquilo que eu falei, no primeiro dia de aula, que não deveriam fazer -- copiar da internet. Eu dei a chance para o pessoal fazer o negócio bem feito -- e não há desculpa de falta de tempo ou coisa do tipo, pois todos meus alunos tiveram um mês para fazer o trabalho (e a turma 1BN teve um mês e uma semana). Mas os alunos deram mole, vacilaram, bobearam, deixaram para fazer em última hora -- e aí, é claro, nada "melhor" do que copiar da net. Mas de bobo eu tenho só a cara. É extremamente fácil perceber quando um aluno fez um trabalho e quando ele copiou. E, se o aluno copiou mesmo tendo todos os textos à disposição, mesmo tendo tempo suficiente para fazer e mesmo tendo o professor à disposição para tirar qualquer dúvida, nada mais justo do que o professor, no uso de suas atribuições, mudar o método de avaliação e exigir mais do que o normal -- já que os alunos não foram exigidos na primeira avaliação. É isto tudo que chamei de "bolar uma sacanagem", nada mais além disso. Não inventarei uma prova que contenha coisas fora do que foi dado nos textos ou em sala de aula, você verá.

Por fim, em relação à sua outra dúvida (para quem não saiba do que se trata, veja logo ao final desta postagem), perguntei para dois professores de português e eles me disseram que a frase, como foi escrita, está correta. Dois foram os argumentos repassados para mim:

  1. O que eu quis dizer na frase foi o seguinte: "Quando o povo vai aprender que escrever em trabalhos acadêmicos não é o mesmo que escrever no msn?" De acordo com tais professores, eu posso, sem prejuízo do conteúdo, suprimir certas partes da frase (as que eu coloquei em itálico). A frase completa, como apresentada agora, está gramaticalmente correta, e as minhas supressões não mudam o sentido. Portanto, o verbo também não deve ser alterado.
  2. O verbo "ser" é um verbo de ligação e, na frase acima, pode concordar tanto com o sujeito (trabalhos acadêmicos) quando com o predicativo do sujeito (msn). Assim, ambas as frases estão corretas: "Quando o povo vai aprender que trabalhos acadêmicos não é msn?" ou "Quando o povo vai aprender que trabalhos acadêmicos não são msn?"

Caso você tenha qualquer outra dúvida, espero que tome a liberdade de perguntar, como fez desta vez. E espero contar com sua presença novamente por aqui.


Um comentário:

Rodrigo Gomes disse...

Matheus,

É muito bom quando o autor do Blog responde os comentários. Sou visitante assíduo de vários blogs e, inclusive, já tive um. Confesso que não tive saco para mantê-lo.

1º - Eu questionei a escrita, porque, à primeira vista, fica esquisita a maneira como você escreveu. Não estamos acostumados a estas regrinhas do português (pelo menos eu não estou).
kkkkkkkkkkk.

2º - Eu sou da turma 1BN e imaginei que o "sacanear" que você usou fosse no sentido que você acabou de falar. É verdade. Tivemos um tempão para fazer esse trabalho. Não sei quem é essa aluna e muito menos quero saber, mas que ela é picareta, ah, isso é.

Como você disse o sacanear é no bom sentido. Mas temos vários professores que gostam de sacanear os alunos no mal sentido.

Rodrigo Gomes