24 de janeiro de 2008

O dia!

Ola a todos!

Bom, rapidamente por aqui pra descrever os dias de ontem e de hoje.

Falei rapidamente o que fiz ontem: fui ao Museu de Historia Politica da Russia. Mas, alem disso, andei pela cidade por mais de 4 horas seguidas. Nao faco a minima ideia de quantos quilometros foram, mas voces podem imaginar que foi muito -- porque so parei de andar depois destas 4 horas, disso tenho certeza. Meus joelhos foram pras cucuias (agora o joelho esquerdo esta doendo tambem). Ate porque depois de andar fui ao Museu, como ja falei. E a noite ainda vim para o cyber-cafe no qual estou agora. E perto de onde estou ficando (10 min a pe), mas 10 min pra vir, 10 min pra voltar... Caminhadas pra la e pra ca.

Hoje o dia foi novamente de museus. Visitei 3 museus -- e, felizmente, todos eles foram bem visitados. Primeiro foi a visita ao Monumento aos Defensores da Cidade de Leningrado -- um museu que mostra um pouco do que os moradores da cidade passaram durante 900 dias, entre 1941 e 1943, enquanto o Hitler tentava, a todo custo, invadir a cidade (vejam o filme "Circulo de Fogo", que se passa nessa epoca). O Monumento conta como foi enviada comida durante o inverno a cidade durante o bloqueio que o Hitler fez -- pois no verao, sem comida, as pessoas tiveram de se virar comendo grama, papelao e ate umas as outras. Um negocio horrivel.

Depois disso, fui ao Museu Russo -- o nome e so este mesmo. Com obras apenas de artistas russos, ele e uma versao menor do Hermitage -- mas tao boa quanto (nao e a toa que fiquei la das 10:30 h as 15:30 h). Muitas e muitas obras interessantes, que valeram a pena ser vistas -- nao so pelas obras em si mas, principalmente, pela minha tese de doutorado. Voces nao imaginam quantos elementos historicos podem ser obtidos apenas se olhando pra um quadro... Pra voces terem uma ideia, cliquem
aqui e imaginem este quadro com o tamanho de uns 10 m de comprimento por uns 4 ou 5 de largura... O quadro demorou 20 anos pra ser pintado.
Por fim, fui ao Museu Etnografico -- mais interessante do que o nome diz. O Museu fala do processo de "conquista" que a Russia "original" (vejam no meu outro blog o que isso quer dizer) empreendeu em relacao aos demais povos que hoje compoem o pais. Bastante interessante e tambem bastante util pra minha tese do doutorado -- ainda que, infelizmente, nao haja nenhum livrinho informativo sobre o Museu, o que e muito ruim.
Em todo o caso, o dia de hoje, assim como o de ontem, foi interessantissimo. Ainda que no primeiro dia eu tenha ido ao Hermitage -- e como meu amigo Lele disse, "so quem foi la sabe do que estou falando" --, ontem e hoje foram dias mais interessantes porque vi coisas novas (sem desmerecer o novo que vi no Hermitage, e claro -- alias, o Hermitage nunca pode ser desmerecido, hehehe).
E amanha? De manha vou novamente ao Museu de Historia Politica da Russia ver uma nova exposicao sobre os 65 anos do fim do bloqueio a cidade, durante a Segunda Guerra Mundial. Depois disso vou a um anexo deste Museu, no qual ha muito mais documentos. Pretendo tambem ir ao Museu da Cidade de Sao Petersburgo, e a noite vou para Novgorod -- uma das cidades mais antigas da Russia. Depois disso, no domingo volto pra Moscou, logal no qual novas "atracoes" me aguardam...

Nenhum comentário: