25 de janeiro de 2008

Outro dia maravilhoso

Pois é, meu povo. O dia de hoje foi novamente maravilhoso.

Programei-me para sair do albergue cedo, pois como havia dito ontem, hoje iria novamente ao Museu de História Política da Rússia. Minha idéia era ir lá cedo, depois visitar o anexo do Museu e depois visitar um monastério que parece-me ser bem interessante.

Sendo assim, às 10:10 da manhã lá estava eu entrando no Museu; fui o primeiro visitante do dia. Entrei de graça, pois tinha falado com a diretora do Museu na 4a -- eu não havia visto toda a exposição -- e ela me deixou entrar sem pagar. Fui direto pra sala na qual haveria a exposição sobre o bloqueio de Leningrado, mas a mesma só abriria às 15 h. Frustração. Então fiquei por ali analisando uns documentos.

A responsável pela sala -- que foi com a minha cara na 4a e que tinha me incentivado a voltar hoje ao Museu pra ver a exposição -- deu um jeitinho e conseguiu que eu visse a exposição antes mesmo dela ser aberta. Melhor ainda: com um dos guias oficiais do Museu. E aí a alegria começou.

O guia foi me falando sobre o que estava na exposição e eu comecei a enche-lo de perguntas. Isso deixou o cara surpreso -- como podia um brasileiro querer saber da Rússia? -- e ao mesmo tempo feliz -- ele toda hora agradecia por poder expor o que sabe (e eu que tinha de agradecer...).

Quando saímos da exposição, o guia estava tão empolgado que resolveu visitar o Museu inteiro comigo, explicando tudo -- e de graça! Resultado: tive um guia particular durante 4 h que me explicou todo o acervo do Museu -- o que eu já tinha visto e o que eu ainda não tinha visto. Pra mim foi simplesmente maravilhoso. Ao final quis pegar o nome e endereço dele pra mandar uma lembranca ou um cartão do Brasil, mas ele não quis: disse-me que o melhor presente foi ver minha empolgação e interesse pela história do país dele -- interesse que, segundo ele, a maioria dos jovens russos não tem.

Depois dessa visita orientada ainda fiquei no Museu tirando foto de alguns documentos que me serão úteis na tese do doutorado. Resultado: saí do Museu às 15:40 h e corri pro albergue, pra poder pegar minhas coisas. De lá fui pra estação ferroviária e peguei o trem pra Novgorod, onde estou agora. E aqui já tive algumas alegrias: ainda que eu tenha chegado à noite, já vi 6 igrejas diferentes (por fora, claro) e já vi as muralhas do Kremlin da cidade -- o mais antigo da Rússia, construído em 1044, se não me falha a memória. Aliás, a própria cidade é uma das mais antigas da Rússia: considera-se que foi fundada no ano de 862 (saibam um pouquinho mais sobre a cidade lendo a série sobre formação do estado russo no meu outro blog).

Assim, parece que o dia de amanhã promete... Enquanto isso, o povo se diverte ainda em São Petersburgo, visitando apenas lugares turísticos... Nada contra, mas fazer este tour sozinho e em lugares não-turísticos pra mim é bem melhor! Até porque pra mim é interessante estar no mesmo lugar que outro cara -- sobre o qual eu apenas li -- esteve há 500, 800, mil anos. Como hoje: estive no mesmo lugar a partir do qual o Lenin agitou o povo pra Revolução Russa. Pra mim isso é demais! :-D


--- 
Enviado usando um telefone celular Sony Ericsson

Nenhum comentário: