27 de maio de 2007

... E mais outra!

(Até onde indicado abaixo, o texto que se segue foi feito com base em informações disponíveis na Wikipédia em inglês e em russo, com alguns detalhes acrescentados por mim mesmo.)

Ivan IV Vasilyevich (em russo: Иван IV Васильевич) (25 de agosto de 1530, Moscou -- 18 de março de 1584, Moscou) foi o Grão-Príncipe de Moscou de 1533 a 1547 e czar da Rússia de 1547 até sua morte em 1584. Seu longo reino viu a conquista da Tatária e da Sibéria, e a subsequente transformação da Rússia em um estado multiétnico e multiconfessional. Ivan IV é conhecido na tradição monárquica russa apenas como "Ivan Grozny" (Иван Грозный), comumente traduzido para português como "Ivan o Terrível". Interessante é notar que a palavra "grozny", em russo, significa tanto "terrível" quanto "belo" (ainda que este último sentido não seja usado na língua russa atual).

Ivan teve sete mulheres, uma das quais morreu em circunstâncias suspeitas. Em um acesso de raiva, Ivan matou o filho mais velho, que era tão cruel quanto ele, e passou o resto da vida imerso em remorsos, misturados com atos de crueldade e violência.

Apesar de ser considerado como um homem cruel e provavelmente mentalmente insano, Ivan conseguiu unificar a Rússia, antes dividida em principados independentes. Criou uma força militar própria e conquistou terras até a Sibéria, expandindo o território russo com um mapa semelhante ao dos dias atuais. Também se tornou um autocrata, o primeiro de uma série, mas por ter ferido à morte seu filho mais velho, e pela misteriosa morte do Czarevich Dimitri, não deixou descendentes.

(Daqui para a frente, o texto é só meu.)

Ivan o Terrível e seu filho Ivan. Pintura de Ilya Repin. Galeria Tretyakov, Moscou (e o melhor de tudo, eu vi ao vivo!)

Mais uma postagem educativa! Achei interessante o comentário que uma freqüentadora do meu blog fez e, por ela ter citado figuras históricas, resolvi colocar algumas coisinhas interessantes sobre tais figuras aqui.

O que eu achei mais interessante é que esta pessoa me relacionou com duas coisas que têm relação com algo que eu adoro: a Rússia. Não sei se foi de maneira consciente ou inconsciente, mas, independentementemente, eu gostei :)

Respondi para esta pessoa que eu não achei ruim em ser comparado a pessoas cruéis. Na verdade, tenho certa admiração por pessoas que, de maneira geral, são consideradas cruéis ou "socialmente repugnantes". Dentre as mais conhecidas eu cito Ivan, o Terrível, Luís XIV, Napoleão, Lênin, Stalin, Hitler... Governantes que, de uma forma ou de outra, fizeram coisas incríveis (para o bem e para o mal). Isto não quer dizer, por outro lado, que eu seja um ser totalmente malvado -- de forma alguma! Mas não consigo deixar de ter admiração pelo que estas figuras, e outras, fizeram em tão pouco tempo.

Acho que é por isso que meus alunos, de maneira geral, me acham bruto. Será alguma influência destas figuras? ...


Nenhum comentário: