30 de maio de 2007

Finalmente, o dia!

Ultimamente, meu blog tem decaído de produção: não tenho escrito muitas coisas "intelectuais", mas sim coisas do cotidiano, da vida comum. E vou manter a seqüência agora, até porque já são 18:13 h e daqui a pouco tenho de tomar banho para ir dar aula. É, para "aquela" turma.

Ontem, terça, foi aula normal. Aula de Metodologia, sobre "métodos de pesquisa". Aula tranqüila pra mim no que diz respeito à explicação do conteúdo, mas complicada no que diz respeito à manutenção da ordem. Eu sei que Metodologia é uma disciplina que atrai apenas loucos (é, eu sou louco), mas eu tento fazer algo diferente em cada aula, trazendo exemplos os mais próximos possíveis da realidade. Ontem não foi diferente, mas como a aula sobre "métodos de pesquisa" é extremamente teórica e abstrata, o resultado é que, às 22 h, havia umas 20 pessoas na sala de aula. E eu terminei a aula apenas às 22:50 h, com mais ou menos uns 10 alunos. A turma tem 50 alunos. Os demais? Não estou nem aí. Saíram da sala porque quiseram. O conteúdo, obviamente, será cobrado sem dó nem piedade.

Após a aula, uma comemoração do aniversário de um aluno da turma de quinta-feira aqui em frente de casa, e por isso não escrevi nada ontem à noite. Nâo porque eu tenha chegado tontinho em casa, coisa que não aconteceu, mas porque cheguei "tarde", por volta das 0 h (pra mim, chegar em casa depois das 23:30 h quando tenho de dar aula no dia seguinte de manhã é chegar tarde). Como eu já estava com sono, e ainda ia acordar cedo hoje, não escrevi nada aqui no blog. Mas acabei não indo dormir -- peguei a revista Época da semana apenas para "dar uma folheada" e -- resultado -- fui dormir por volta das 2 h da manhã.

Acordei hoje às 6:45 h, como sempre, e aí pensem no sono... Mas, felizmente, hoje de manhã não fui muito exigido, pois um tenente da PMDF fez uma palestra para meus alunos sobre o processo de instalação e manutenção da paz no Haiti. Tal pessoa esteve por lá entre 2004 e 2006, e trouxe aos meus alunos diversas facetas de um país sobre o qual muito se fala mas pouco se sabe. Pra variar, alguns "porcos" não aproveitaram as "pérolas" lançadas a eles, a ponto de perguntarem pra mim coisas como "o que isto tem a ver com a disciplina?" ou "que horas isto vai acabar?", ou ainda "você vai fazer chamada depois da aula?". Como sempre faço quando ouço tais coisas, fiz a chamada e pedi pra que tais alunos se retirassem (mas até fui educadinho, disse pra eles não se preocuparem com a chamada, que eu daria presença, e que se eles precisassem sair, que ficassem à vontade). Depois da palestra, que começou às 8:30 h e terminou às 11:50 h, fui resolver um pepino meio grandinho que surgiu na faculdade e, logo após, saí para o meu almoço, coisa que já comentei aqui.

Agora estou aqui me preparando psicologicamente pra aula de hoje à noite. Como já disse anteriormente, voltando à ativa. Não por bondade, mas por estratégia e interesse pessoal. Nada que uma comissão do MEC, associada a outros fatos, não me faça voltar a querer dar aula...

... Às vezes, mas bem às vezes, tenho medo de mim mesmo.


Nenhum comentário: