30 de maio de 2007

Voltemos à ativa

Sim, voltemos à ativa. Acho que hoje é o dia. Não porque eu tenha consideração pela audiência. Isto eu não tenho, não nego que não tenho, todos sabem disto. Mas voltemos à ativa por dois motivos: 1) Não poderão reclamar depois; 2) Não sou picareta. Não consigo vagabundar nas aulas. Ir para o trabalho e não trabalhar, pra mim, é algo absurdo, é algo que não condiz com meus princípios e com minha consciência.

Se eles não querem, problema é deles. Não irei me "rebaixar" (perdão, "amiga") e não irei agir da mesma forma que eles agem. A justificativa está aqui:


"(...) não é essencial possuir todas as qualidades acima mencionadas, mas é bem necessário parecer possuí-las. Antes, ousarei dizer que, possuindo-as e usando-as sempre, elas são danosas, enquanto que, aparentando possuí-las, são úteis; por exemplo: parecer piedoso, fiel, humano, íntegro, religioso, e sê-lo realmente, mas estar com o espírito preparado e disposto de modo que, precisando não sê-lo, possas e saibas tornar-te o contrário, Deve-se compreender que um príncipe, e em particular um príncipe novo, não pode praticar todas aquelas coisas pelas quais os homens são considerados bons, uma vez que, freqüentemente, é obrigado, para manter o Estado, a agir contra a fé, contra a caridade, contra a humanidade, contra a religião. Porém, é preciso que ele tenha um espírito disposto a voltar-se segundo os ventos da sorte e as variações dos fatos o determinem e, como acima se disse, não apartar-se do bem, podendo, mas saber entrar no mal, se necessário." (Maquiavel, é claro)

Pronto, falei.


Nenhum comentário: